O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, e o diretor Lima Filho apresentaram ao secretário Maurício Muniz os projetos da agênciaCrédito: Divulgação/Antaq
Nacional
Antaq vai à Casa Civil e reforça a importância das hidrovias
Diretoria da agência reguladora visitou a Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, ligada à pasta
Os diretores da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) visitaram ontem a Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento (SAM) da Casa Civil. O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, e o diretor Lima Filho apresentaram ao secretário Maurício Muniz os projetos da agência que, nos últimos dois anos, conduziu processos de 18 arrendamentos no setor portuário, consolidou agendas ambientais e está fomentando às hidrovias um dos principais focos de sua atuação.
Maurício Muniz foi ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos em 2016, durante o segundo mandato da então presidente Dilma Rousseff.
Através do Ministério de Portos e Aeroportos, o Governo Federal injetou recursos na Antaq para o investimento na expansão das hidrovias brasileiras. O valor corresponde a 17% do orçamento da Agência e será realocado do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).
“A propósito das recentes discussões voltadas ao planejamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Antaq quer reforçar aos desenvolvedores das políticas públicas a importância das hidrovias para o equilíbrio da matriz de transportes brasileira”, disse o diretor-geral Eduardo Nery.
As principais hidrovias que serão objetos de investimentos são: Rio Madeira; Rio Tapajós; Rio Paraguai; Barra Norte; Rio Tietê-Paraná; e Rio São Francisco. As hidrovias foram responsáveis por transportar mais de 116 milhões de toneladas de carga, quase 10% de todo o transporte aquaviário do ano passado.