O objetivo é a colaboração mútua entre as entidades visando a fiscalização dos acessos ao Porto de Santos. Foto: Fernanda Luz/Brasil Export
Santos Export
ANTT e Antaq assinam acordo para fiscalização dos acessos em Santos
Objetivo é acompanhar obrigações contratuais com a FIPS
Durante a realização do painel para planejamentos e soluções para os acessos do Porto de Santos, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) assinaram um protocolo de cooperação entre as agências.
O objetivo é a colaboração mútua entre as entidades visando a fiscalização dos acessos ao Porto de Santos. O acordo foi assinado pelo diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, e do diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery.
A atuação da agência vai acompanhar as obrigações contratuais a partir do contrato com a cessionária da Ferrovia Interna do Porto de Santos.
“Hoje essa assinatura representa o plano de trabalho dos próximos anos junto às fiscalizações e supervisão dos investimentos e das condições da malha da FIPS. Estaremos pensando tudo o que acontece na Baixada e no Porto, para o aprimoramento da eficiência e da gestão dos acessos portuários, para que o transporte terrestre acompanhe a evolução portuário, dos terminais e do canal de acesso”, disse Vitale.
“A FIPS hoje tem um contrato que confere desde governança a gestão, por meio de um modelo mais sólido que vai trazer os investimentos e intervenções necessárias para que o Porto de Santos dobre sua capacidade de movimentação de cargas, e agora temos uma regulação feita de maneira integrada e efetiva. Por meio desse acordo de cooperação que vai dar uma governança para que as agências, ao longo do contrato da FIPS, a gente fiscalize e dê efetividade as operações”, comentou Nery.