Segundo o diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, as vantagens da operação das tecnologias de fluxo livre são diversas, trazendo o mínimo impacto possível na viagem dos usuários, reduzindo atrasos, evitando gastos desnecessários de combustível e reduzindo as emissões. Foto: Divulgação
Inovação
ANTT promove workshop sobre pesagem de fluxo livre em rodovias
Sandbox Regulatório fiscaliza e pesa veículos sem a necessidade de parada ou redução de velocidade
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza, nesta quarta-feira (7), a partir das 9 horas, o workshop Sandbox Regulatório de Pesagem em Velocidade da Via, que trará palestras sobre tecnologias de fiscalização, monitoramento e controle de rodovias em fluxo livre. O evento terá transmissão ao vivo pela TV BE News, em seu canal no YouTube .
Serão apresentados os resultados parciais obtidos pelo órgão sobre o Sandbox Regulatório, via sistema chamado High Speed Weigh-in-Motion – HS-WIM, um tipo de fiscalização e controle de peso de veículos em movimento, ou seja, sem a necessidade que eles parem em balanças ou diminuam a velocidade, o que otimiza o transporte e a mobilidade.
Nesta terça-feira (7), houve uma visita técnica da ANTT e convidados em Uberlândia (MG), onde já está em funcionamento o equipamento HS-WIM, implantado pela concessionária Ecovias do Cerrado.
Segundo o diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, as vantagens da operação das tecnologias de fluxo livre, como o HS-WIM, são diversas, trazendo o mínimo impacto possível na viagem dos usuários, reduzindo atrasos, evitando gastos desnecessários de combustível e reduzindo as emissões de gases poluentes e do efeito estufa. “Garantem, ainda, que os veículos sigam viagem sem interrupções e que os usuários que trafegam dentro dos requisitos legais não sejam abordados para a fiscalização”, explicou.
O primeiro painel, às 9h30, será sobre os resultados do Sandbox, mediado pelo diretor da ANTT, Guilherme Sampaio. Às 11h, há outro painel sobre tecnologias de pesagem e metrologia, moderado por Bruno Araújo, da Ecovias do Cerrado. Às 16h, serão contadas experiências do HS-WIM, com Felipe Ricardo, da ANTT e, por fim, os desafios regulatórios de implementação da tecnologia, com painel mediado por José Alves Amaral Filho. A programação completa pode ser conferida neste link: http://bit.ly/3y9lp3D.