Edital prevê a seleção, por concorrência internacional, do parceiro privado que ofertar a menor tarifa de pedágio, associado a um aporte de recursos em função do deságio, para explorar os trechos rodoviários realizando serviços de operação, recuperação, manutenção e ampliação de capacidade com investimentos previstos de R$ 4 bilhões, ao longo de 30 anos. Foto: Divulgação
Região Centro-Oeste
ANTT publica edital para concessão do lote Rota Verde
Trecho conecta Goiânia ao entroncamento da BR-452 em Rio Verde, continuando até o encontro da BR-153 em Itumbiara e passando pelo Contorno Sul de Goiânia
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no último dia 30, o edital para a concessão do lote Rota Verde, composto pelos trechos das rodovias federais BR-060/452/GO. O projeto liga as cidades de Goiânia, Rio Verde e Itumbiara, num total de aproximadamente 426 km. Este é o 1º lote levado a leilão no âmbito do contrato de estruturação de rodovias federais entre o BNDES e o Ministério dos Transportes (MT).
Com uma extensão total de 426,2 km, esse trecho conecta Goiânia ao entroncamento da BR-452 em Rio Verde, continuando até o encontro da BR-153 em Itumbiara, passando pelo Contorno Sul de Goiânia. O investimento total está previsto em R$ 6,8 bilhões.
“A Rota Verde é o primeiro dos doze lotes que o BNDES está modelando em parceria com o Ministério dos Transportes. Há outros 3 lotes na região Centro-Norte do país com leilões programados para 2025, que foram priorizados para melhorar a qualidade da infraestrutura na região, contribuindo para a interligação rodoviária e para o escoamento da produção agrícola”, explica o diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, Nelson Barbosa.
O edital prevê a seleção, por concorrência internacional, do parceiro privado que ofertar a menor tarifa de pedágio, associado a um aporte de recursos em função do deságio, para explorar os trechos rodoviários realizando serviços de operação, recuperação, manutenção e ampliação de capacidade com investimentos previstos de R$ 4 bilhões, ao longo de 30 anos.
Os trechos estão localizados em uma região com a predominância do agronegócio, que conta com um terminal ferroviário nas proximidades de Rio Verde. As principais melhorias envolvem 20 km de faixa adicional em pista duplicada na proximidade de Goiânia, 32 km de duplicações e 102 km de terceiras faixas em pista simples. Também estão previstas construções de vias marginais em determinadas travessias urbanas e a implantação de Ponto de Parada e Descanso para os caminhoneiros.
O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, disse que o foco do projeto de concessão da Rota Verde é a manutenção e recuperação da infraestrutura já existente. “Isso inclui a implantação de melhorias, monitoramento contínuo e a expansão da capacidade da via. Tudo isso se traduz em uma rodovia mais segura, eficiente e confortável para todos os usuários, promovendo um tráfego mais fluido e reduzindo os tempos de viagem”, reforçou Vitale.
O diretor da ANTT, Lucas Asfor, relator do processo, disse que a expectativa é de que o leilão, previsto para 12 dezembro de 2024, atraia a atenção de investidores dispostos a contribuir para a transformação da infraestrutura rodoviária no Brasil. “A ANTT trabalha para garantir que todas as etapas do processo sejam conduzidas com transparência e eficiência, refletindo o compromisso da Agência com o desenvolvimento sustentável e a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população”, concluiu Fonseca.