O MSC Grandiosa iniciou viagem em 11 de janeiro saindo do Porto de Santos. O desembarque ocorreu no dia 18, também em Santos (Foto: Divulgação/MSC)
Porto de Santos
Anvisa confirma 127 casos de norovírus em navio de cruzeiro
De acordo com a agência, passageiros apresentaram sintomas da Doença Diarreica Aguda e passaram por testes a bordo
O navio MSC Grandiosa registrou 127 casos de norovírus entre seus passageiros após a passagem do cruzeiro pelo Porto de Santos (SP). Em comunicado oficial, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que os passageiros passaram por testes após apresentarem sintomas da Doença Diarreica Aguda (DDA).
De acordo com a programação do Concais, o terminal de passageiros de cruzeiros do Porto de Santos, o MSC Grandiosa iniciou viagem saindo de Santos em 11 de janeiro e atracou para o desembarque dos 6.293 passageiros no dia 18.
O número de infectados confirmados representa 2% dos passageiros da embarcação.
Segundo o órgão sanitário, os testes realizados por equipes de saúde, a bordo do navio, identificaram o norovírus, que é o mesmo agente infeccioso que foi identificado na região da Baixada Santista e teve a confirmação de diversos casos entre munícipes e turistas durante o início do ano.
Equipes da Anvisa, em Santos, junto com a Secretaria de Saúde de Santos, realizaram, no dia 18 de janeiro, uma investigação complementar e coletaram amostras adicionais em tripulantes para confirmar o norovírus. Também foram coletadas no interior da embarcação amostras de água e alimentos.
“Além disso, foram verificadas as medidas de controle para o agente infeccioso, como isolamento dos passageiros com sintomas, orientação a bordo para higienização frequente das mãos e para a desinfecção de superfícies”, afirmou a Anvisa.
No entanto, a agência não informou sobre a duração da permanência dos infectados a bordo ou se eles deixaram o navio na data prevista do desembarque.
Em nota, a MSC Cruzeiros informou que, após um aumento no número de casos de doenças gastrointestinais na região da Baixada Santista, a companhia adotou todas as precauções necessárias para manter um ambiente saudável a bordo do navio.
“Estamos monitorando de perto os relatos de casos entre os hóspedes e intensificamos os procedimentos de limpeza e sanitização em todo o navio. Todos os hóspedes foram orientados a lavar as mãos com frequência e entrar em contato com o Centro Médico no caso de apresentarem quaisquer sintomas gastrointestinais”, completou a empresa.
Em nota, a Prefeitura de Santos afirmou que a equipe do Departamento de Vigilância em Saúde (Devig), da Secretaria de Saúde, coletou amostras de cinco tripulantes com suspeitas de norovírus.
“O material foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) na Capital. Não há previsão da data do resultado destas amostras. Isolados, os tripulantes estavam com quadro geral estável e foram assistidos pela equipe médica da MSC. O navio tomou todas as medidas sanitárias necessárias”, completou a Administração Municipal.