Segundo relatos, fila de caminhões para acessarem o terminal passou dos 15 quilômetros na manhã desta sexta-feira (Foto: Reprodução/redes sociais)
Região Sul
Apagão cibernético causa fila quilométrica de caminhões em Paranaguá
Falha global causou impactos diretos no sistema do Terminal de Contêineres (TCP); situação já foi normalizada
Caminhoneiros que tentavam acessar o Terminal de Contêineres de Paranaguá (PR) na manhã desta sexta-feira, 19 de julho, enfrentaram filas de mais de 15 quilômetros. A empresa que administra o terminal informou que enfrentou instabilidades sistêmicas causadas pelo apagão cibernético que impactou diversos setores em todo o mundo.
O apagão registrado durante esta madrugada ocorreu devido à uma falha na atualização do software de segurança Crowdstrike Falcon, que derrubou servidores e dispositivos que utilizam o MS Windows. O problema afetou sistemas do TCP, empresa que administra o terminal de contêineres.
A fila quilométrica de caminhões foi registrada nas redes sociais. Em nota, a TCP comunicou que o recebimento de agendamentos de veículos foi prolongado até a regularização das filas de acesso ao terminal.
“A recomendação é que os veículos que têm agendamentos já programados para hoje, mas que ainda não estão na fila, não sejam direcionados ao terminal até uma nova orientação da TCP”, disse a empresa.
Além disso, foram suspensas a emissão de novas guias de agendamento nesta sexta-feira até a normalização das operações. “As medidas têm como objetivo desobstruir as vias de acesso, diminuir o tempo de espera e evitar o acúmulo ainda maior de veículos aos arredores do terminal”.
Por volta do meio-dia, o TCP informou que todos os sistemas do terminal foram reestabelecidos. Além disso, as entradas no gate para caminhões já foram autorizadas e normalizadas.
A Portos do Paraná, Autoridade Portuária dos portos do estado, informou que as operações nos demais terminais no complexo portuário não foram afetadas e a movimentação ocorre normalmente nesta sexta-feira (17).