Ruas próximas do Porto de Salvador ficaram alagadas nesta quarta (27) (Foto: reprodução)
Região Nordeste
Apesar das fortes chuvas, operações portuárias em Salvador seguem
Vídeo mostra entorno de portos totalmente alagados na manhã desta quarta-feira (27)
As fortes chuvas que atingem a capital baiana, Salvador, nesta quarta-feira (27), não afetaram as operações portuárias no cais, segundo informações da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba). Pela manhã, a Avenida Sete de Setembro, uma das principais da cidade e que beira o Porto de Salvador, ficou alagada. À tarde, ela foi liberada.
“Todo esse caos não afetou o Porto”, garantiu a Codeba, já que o acesso dos caminhões no porto também é feito pela Via Expressa. “Os caminhões e as operações portuárias seguiram normalmente por conta da rota alternativa à principal avenida da capital baiana”, explicou a assessoria.
Transportes
As travessias Salvador-Mar Grande e Salvador-Morro de São Paulo estão suspensas desde segunda-feira (25), mas o ferry-boat para a Ilha de Itaparica segue operando. Com o risco de chuvas intensas em mais de 90 cidades da Bahia e possibilidade de formação de um ciclone, todos os elevadores de Salvador estão fora de operação, segundo a Semob. Além disso, a Linha B3 do BRT Salvador está suspensa devido a alagamentos na Rua Marcos Freire e no Caminho das Árvores.
Uma pessoa morreu e outras quatro seguem desaparecidas
Um jovem de 23 anos morreu soterrado após um deslizamento de terra na manhã desta quarta-feira (27). Identificado apenas como Júnior, ele estava descansando em casa quando foi surpreendido pelo desmoronamento. O acidente ocorreu entre os bairros de Saramandaia e Pernambués, onde outras quatro pessoas seguem soterradas, segundo informações divulgadas pela TV Bahia.
Entre as vítimas resgatadas está o menino Heitor, de 6 anos. Ele foi localizado com vida e levado a uma unidade de saúde por volta das 12h30, após receber os primeiros socorros na casa de um vizinho. As condições de saúde das outras três pessoas soterradas ainda são desconhecidas, e suas identidades não foram divulgadas.
Alerta
Salvador enfrenta um volume de chuvas que já ultrapassou 219 mm nas últimas 72 horas, mais que o dobro da média histórica para novembro, de 108,2 mm. A Defesa Civil (Codesal) emitiu alertas para 26 áreas sob risco de deslizamentos, com destaque para os bairros da Liberdade, Subúrbio, Pau da Lima e Cabula. Até as 13h, já haviam sido registrados 73 deslizamentos de terra na cidade, sendo 20 na Liberdade.
Na noite de terça-feira (26), outra ocorrência foi registrada no bairro Baixa dos Sapateiros, onde uma casa desabou. Felizmente, não houve feridos. A Prefeitura informou que prestou apoio às famílias vizinhas, que foram encaminhadas para abrigos como medida de segurança.