A Apex Brasil estimula exportações e promove empresas brasileiras no exterior (Crédito: Divulgação/Portos do Paraná)
Comércio exterior
Apex apresentará ações de estímulo às exportações no Brasil Export
Diretor de Negócios da agência irá falar no fórum nacional sobre estratégias para incentivar exportações e outros temas
Empresas e produtos nacionais mais competitivos no mercado internacional. Estes são o foco da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), cujas estratégias de incentivo ao comércio exterior serão apresentadas durante o Brasil Export – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária, que será realizado nos próximos dias 19 e 20, no Royal Tulip Alvorada, em Brasília (DF).
O diretor de Negócios da Apex Brasil, Lucas Fiuza, ministrará a palestra “Impulso para as exportações e maior competitividade para os serviços no exterior”, na próxima quarta-feira, dia 19, às 16 horas. Ele abordará os seguintes temas: estratégias para incentivar as exportações brasileiras; mercado global em 2023: novos mercados e potencial de negócios; e políticas públicas para impulsionar o comércio exterior, o papel da União e dos estados.
A Apex Brasil é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Segundo dados compilados pela agência, em 2021, mais de 14,7 mil empresas receberam apoio da Apex Brasil, mais de 10 mil empresas foram qualificadas para exportar, e os investimentos estrangeiros anunciados somaram mais de US$ 13 bilhões. Ainda conforme o levantamento, mais de 5 mil empresas foram atendidas em inteligência, mais de 53% são micro e pequenas empresas e mais de 65% das companhias apoiadas exportaram para novos destinos.
Em setembro, entre os dias 27 e 30, a Apex Brasil, por meio do Escritório de Bruxelas, participou do Public Forum da Organização Mundial do Comércio (OMC), a principal conferência da organização onde diversos entes da sociedade civil dispõem suas prioridades, preocupações e críticas às práticas internacionais de mercados, governos e à orquestração multilateral convergida na OMC.
Brasil Export
O Brasil Export – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária é aberto presencialmente para conselheiros, patrocinadores e convidados, com transmissão simultânea online e gratuita pelo portal BE News (www.portalbenews.com.br). Também haverá flashes da programação nos canais Bandnews e Agro+, ambos do Grupo Bandeirantes de Comunicação.