Dois práticos auxiliaram na manobra do APL Yangshan, no canal de navegação, com quatro rebocadores disponíveis e mais dois de reserva (Divulgação/Praticagem de São Paulo)
Região Sudeste
APL Yangshan: mais um gigante chega ao Porto de Santos
Porta-contêineres de 347 metros atracou no Tecon Santos na tarde de ontem (8) e deve movimentar 1.916 contêineres
O Porto de Santos (SP) recebeu mais um gigante em um intervalo de 15 dias. O navio APL Yangshan atracou na tarde de ontem (8) no terminal de contêineres da Santos Brasil (Tecon Santos), na margem esquerda (Guarujá). A embarcação é do mesmo armador e porte do CMA CGM Vela, que atracou no mesmo local no dia 24 de outubro.
Com 347,09 metros de comprimento por 45,27 metros de largura (boca), o APL Yangshan é o segundo da classe New Post Panamax a atracar no País pelo Porto de Santos e tem capacidade de 10.642 TEU (unidade equivalente a 20 pés). O navio foi construído em 2012, tem bandeira de Singapura e pertence à CMA CGM.
Outra embarcação de grande porte, o porta-contêineres Rio de Janeiro Express, com 335 m x 51 m e capacidade de transporte de até 13.312 TEU, atracou no terminal da Brasil Terminal Portuário (BTP) no último dia 27.
Em nota, a Santos Brasil informou que a operação de descarga do APL Yangshan deve movimentar 1.916 contêineres. O navio deixará o porto na tarde de hoje (9) em direção aos portos da Região Sul.
Em nota, a Praticagem informou que dois práticos assessoraram a manobra do navio no canal de navegação do porto. Segundo os profissionais, “quatro rebocadores estavam disponíveis para a manobra (além de mais dois de reserva, sendo que apenas um desses foi usado por poucos minutos na atracação)”.
“A manobra consolida as operações com navios de 340 a 366 metros (Classe New Panamax) e acontece após estudos, simulações e reuniões do agente da Autoridade Marítima local (Capitania dos Portos de São Paulo – CPSP, da Marinha do Brasil), Autoridade Portuária (Santos Port Authority-SPA), Tanque de Provas da Universidade de São Paulo (TPN), Praticagem de São Paulo e outras instituições”, acrescentou a Praticagem.
Para a passagem do APL Yangshan, o Departamento Hidroviário de São Paulo (DH) suspendeu as operações na Travessia de Balsas Santos-Guarujá, das 13 às 15 horas.
Investimento
A Santos Brasil informou ainda que vem se preparando para receber esse tipo de embarcação. “Entre 2019 e 2021, a empresa investiu cerca de R$ 450 milhões na primeira fase do projeto que ampliou o cais do Tecon e se tornou a primeira companhia na América do Sul capaz de receber simultaneamente três navios de 366 m. No total, estão previstos investimentos de R$ 1,5 bilhão até 2031”. A ideia é aumentar a capacidade do terminal para 3 milhões de TEU”.