Além da 9001, o Itaqui tem as seguintes certificações ISO: 45001 (sistemas de gestão de Segurança e Saúde Ocupacional), 14001 (meio ambiente) e 27001 (segurança da Informação)Crédito: Divulgação
Região Nordeste
Após auditoria, Porto do Itaqui mantém certificação ISO 9001
Norma internacional atesta excelência do sistema de gestão da qualidade de uma empresa
O Porto do Itaqui (MA), gerido pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), manteve sua certificação ISO 9001, norma internacional que atesta a excelência do sistema de gestão da qualidade de uma empresa. O anúncio foi feito no último dia 31, após a auditoria não encontrar nenhuma inconformidade.
A informação foi repassada aos colaboradores de diversas áreas da empresa no auditório da Emap, com a presença dos diretores de Operações, Jailson Luz; de Administração e Finanças, Artur Léda Costa e a equipe da Gerência de Qualidade.
A audição foi realizada pela Fundação Vanzolini (integrada à International Certification Network), rede que reúne as 38 mais importantes certificadoras do mundo.
O relatório de auditoria destacou o comprometimento da alta direção e dos colaboradores, os investimentos em infraestrutura e qualificação de pessoal, o alto nível técnico da equipe e a boa gestão de processos e manutenção.
Além da ISO 9001, a Emap é certificada nas ISOs 45001, 14001 e 27001, que conferem, respectivamente, grau de excelência aos sistemas de gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, Meio Ambiente e Segurança da Informação, o que faz do Itaqui o único porto público do Brasil com quatro certificações ISO.
“É uma grande satisfação confirmar o quanto o nosso tempo está consciente de seu trabalho e dos procedimentos e processos, sempre com o olhar voltado para a melhoria contínua porque qualidade nada mais é do que melhoria contínua”, afirmou o diretor de Operações da Emap, Jailson Luz.
Segundo o auditor Fernando Vasquez, “é muito bom ver uma mentalidade e senso de propriedade numa empresa pública. Vejo aqui um exemplo de corporação eficaz, em que o ser humano está no centro do negócio”.
Ele destacou ainda o fato de que todos os processos estão encaixados como uma engrenagem.