O diretor da Eldorado Brasil Celulose, Flávio da Costa Rocha; o advogado e vice-presidente da ABDM, Marcelo Sammarco; o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico,; e o presidente da ABTP, Jesualdo Silva: Pierdomenico afirmou que a saída do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, “vai acontecer” e que a “tendência” é que ele também seja substituído pelo ministro que assumir.
Nacional
Após comentário sobre reforma ministerial, secretário de Portos diz que “não há posição oficial”
Depois de citar provável mudança no comando do Ministério, Fabrizio Pierdomenico fala em “especulação”
Horas depois de ter comentado sobre a reforma ministerial que está sendo negociada pelo Palácio do Planalto, citando a eventual saída do ministro Márcio França do comando do Ministério de Portos e Aeroportos, o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico, voltou ao assunto, mas em um tom diferente. Na noite dessa sexta-feira, dia 18, por volta das 23 horas, ele publicou uma mensagem em sua conta na rede social Linkedin, afirmando que “não há uma posição oficial (sobre a saída de França) e eu não fui comunicado”.
Durante a tarde, Pierdomenico participou do VI Congresso Brasileiro de Direito Marítimo e Portuário, promovido pela Associação Brasileira de Direito Marítimo e Portuário (ABDM) e pela Universidade Santa Cecília, em Santos (SP).O secretário era um dos debatedores de um painel sobre as perspectivas para o setor portuário e hidroviário. E foi questionado sobre a reforma ministerial por Jesualdo Silva, diretor-presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), que também estava no painel.
Fabrizio Pierdomenico afirmou que a troca no comando do Ministério ocorreria, que “já saiu a confirmação”. De acordo com ele, o anúncio seria feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ontem, sexta-feira, mas que, agora, isso deve ocorrer “na volta do presidente Lula”. Segundo a agenda presidencial, Lula está em Brasília hoje e deve viajar no dia 22 para a África.
O secretário também disse acreditar que não permanecerá no cargo, ressaltando que “a tendência” é que o novo ministro forme uma nova equipe para a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários. “Não sei se fico. É possível que eu saia. Cada ministro monta uma equipe, mas não sei de nada, ainda não conversamos. Tenho que esperar o anúncio oficial, a posse e, aí, conversar com o novo ministro e ver o que ele quer”, declarou.
Fabrizio afirmou ainda que a sua maior preocupação é manter na secretaria a qualidade técnica da equipe atual, formada por “craques” e compromissada com o “estado brasileiro”.
Citou também que entende a dinâmica da política e que o Governo não consegue se desenvolver, se não tiver base de apoio para isso no Congresso. “O Lula sabe da importância de ter essa base. O governo atual não é de esquerda nem de direita, é um governo de coalizão. É evidente que o Ministério de Portos e Aeroportos, com a importância que ele tem para o País, não passaria despercebido”, declarou.
Por fim, Pierdomenico destacou que Márcio França fez um “ótimo trabalho”, assim como a equipe que lidera na Secretaria de Portos. E enfatizou que, nestes oito meses de gestão, tem a “clara certeza que deixamos um legado”, destacando que o possível substituto terá um projeto pronto voltado à infraestrutura nacional e que espera que ele o execute.
A participação do secretário no Congresso e suas considerações foram temas de reportagem publicada pelo Portal BE News na noite de ontem. O texto foi postado às 21h16.
Por volta das 23 horas, em sua conta no Linkedin, Pierdomenico voltou ao assunto. Em uma postagem, lembrou que, “ao ser inquirido sobre a possibilidade de substituição do ministro Márcio França, ainda não há uma posição oficial sobre esse assunto, sendo que as informações que tenho, nesse momento, é o que a imprensa está divulgando”. E enfatizou: “Não há uma posição oficial e eu não fui comunicado. Se na minha intervenção deu a impressão de que eu estava confirmando a substituição, foi feita de forma equivocada. Sem uma posição oficial, é pura especulação”.
Confira a seguir a íntegra do texto.
“Participei hoje do Congresso da ABDM onde pude fazer um balanço dos primeiros 8 meses da Secretária Nacional de Portos e Aeroportos do Ministério de Portos e Aeroportos, assim como fazer uma análise das perspectivas para os próximos anos. Ao ser inquirido sobre a possibilidade de substituição do ministro Márcio França, ainda não há uma posição oficial sobre esse assunto, sendo que as informações que tenho, nesse momento, é o que a imprensa está divulgando. Não há uma posição oficial e eu não fui comunicado. Se na minha intervenção deu a impressão de que eu estava confirmando a substituição, foi feita de forma equivocada. Sem uma posição oficial, é pura especulação”.
A minirreforma ministerial está sendo planejada para abrigar os partidos Progressistas e Republicanos no governo de Lula. Com as mudanças, o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos/PE) deve assumir o Ministério de Portos e Aeroportos e o atual chefe da pasta, Márcio França, ficaria à frente de Ciência e Tecnologia.