A aprovação do novo calado para o Porto de Antonina é resultado da última campanha de dragagem, aliado ao estudo da Praticagem sobre as condições de maréFotos: André Kazé/Porto Ponta do Félix
Região Sul
Após conclusão de dragagem, Antonina aumenta calado para 9 metros
Segundo Autoridade Portuária, ganho operacional após obras foi de 0,5 metro
A Portos do Paraná atualizou nesta semana a Norma de Tráfego Marítimo e Permanência nos portos de Paranaguá e Antonina, cujo principal ajuste foi no aumento de calado operacional no cais de Antonina. Com a conclusão da dragagem dos berços, bacia de evolução e canal de acesso, o ganho foi de 0,5 metro, passando de 8,5m para 9 metros.
O calado trata-se da profundidade em que as embarcações podem ficar submersas na água, quando carregadas. Com o anúncio do aumento, os navios poderão entrar ou sair mais carregados, garantindo mais atratividade para o Porto de Antonina, conforme explicou a Autoridade Portuária.
Para o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o ganho representa, diretamente, mais carga e menor custo para os usuários do Porto de Antonina.
“Por contrato, é nossa responsabilidade manter o canal de acesso e bacia de evolução do Porto de Antonina dragados e adequado às dimensões. Esses 9 metros são mais um avanço que conquistamos em parceria com a Praticagem, as empresas de rebocadores e a Marinha do Brasil. Estamos desenvolvendo, cada vez mais, não apenas Paranaguá, mas também Antonina, garantindo melhores condições e mais oportunidades de negócios”, afirmou.
Nos dois berços de Antonina, onde opera a empresa arrendatária Porto Ponta do Félix, podem atracar navios de 200 metros de comprimento (LOA) e 34 metros de largura (boca).
“O aumento do calado representa, pelo menos, 4 mil toneladas a mais em cada navio. Isso tem um impacto enorme na arrecadação do município, geração de mais renda e trabalho dentro da atividade portuária e chega até o setor produtivo”, analisou Gilberto Birkhan, presidente do Porto Ponta do Félix.
Dragagem
A aprovação do novo calado para o Porto de Antonina é resultado da última campanha de dragagem, aliado ao estudo da Praticagem sobre as condições de maré.
A atividade integra a atual fase do Programa de Dragagem de Manutenção, que começou em 2019, aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
“Em junho, concluímos com êxito a dragagem de manutenção do acesso à Antonina. Em conformidade com a nova norma estabelecida, que governa as manobras com calado de nove metros, torna-se obrigatório que os navios fundeiem até obterem condições adequadas de corrente, vento e maré para as manobras de atracação”, comentou Victor Kengo, diretor de Engenharia da Portos do Paraná.