A MSC e a Maersk anunciaram que vão rescindir o contrato de colaboração a partir de janeiro de 2025.
Internacional
Após oito anos, MSC e Maersk anunciam encerramento de parceria
Em nota, empresas dizem que descontinuação da aliança 2M abre caminho para que elas “continuem perseguindo suas estratégias individuais”
A MSC e a Maersk anunciaram que vão rescindir o contrato de colaboração a partir de janeiro de 2025. As duas operadoras atuam juntas na aliança 2M desde 2015, onde foi assinado um vínculo de dez anos.
Um comunicado oficial de forma conjunta pelos CEOs Vincent Clerc, da Maersk, e Soren Toft, da MSC, foi apresentado ao mercado informando sobre o encerramento da parceria.
“A MSC e a Maersk reconhecem que muita coisa mudou desde que as duas empresas assinaram o contrato de 10 anos em 2015. A descontinuação da aliança 2M abre caminho para que ambas as empresas continuem perseguindo suas estratégias individuais. Apreciamos muito a parceria e esperamos uma colaboração forte e contínua durante o restante do período do contrato. Continuamos totalmente comprometidos em fornecer os serviços da aliança 2M aos clientes da MSC e Maersk”.
O contrato previa prazo até 2025, com uma eventual rescisão tendo que ser automaticamente comunicada ao mercado dois anos antes do final da parceria.
A 2M atuava como uma espécie de acordo de compartilhamento de embarcações (VSA, na sigla em inglês), onde garantia que MSC e Maersk realizassem operações competitivas e econômicas nas operações de contêineres entre os continentes da Ásia e Europa e nas regiões dos oceanos Pacífico e Atlântico.
Segundo a imprensa internacional, havia especulações de tempos para cá de que a aliança 2M seria dissolvida ou ao menos alterada para se alinhar à realidade pós-pandemia da Covid-19 em relação aos mercados de frete.
Além da 2M, existem outras duas grandes alianças de empresas de contêineres. Ocean Alliance, que tem a Cosco, CMA CGM, Evergreen e OOCL; e a THE Alliance, com Hapag-Lloyd, ONE, HMM e a Yang Ming.