domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Os participantes do painel do Sul Export falaram sobre a importância do aprofundamento dos acessos aquaviários para os complexos portuáriosCrédito: Divulgação/Brasil Export

Região Sul

Aprofundamento dos acessos aquaviários

12 de julho de 2023 às 9:33
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Para especialistas, a medida é necessária, pois vai permitir a chegada de navios de maior porte

Demandas, desafios e problemas encontrados para os embarcadores de carga nos portos da região Sul foram tema de discussão do último painel do Sul Export, Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Logística, realizado em Curitiba (PR). Representantes de empresas privadas e terminais portuários privados enfatizaram a necessidade de aprofundamento dos acessos aquaviários aos portos da região para receber navios modernos, com calado maior, e aumentar suas respectivas operações.

Osmari de Castilho Ribas, diretor superintendente do Porto de Navegantes (Portonave), reivindicou melhorias no acesso aquaviário no terminal privado de Santa Catarina e afirmou que o canal de acesso de Itajaí (SC) precisa de modelagem e execução rápida para atender a demanda crescente.

“Estamos atrasados com muitas demandas. São navios de contêineres de 2008 que não conseguimos atender no Brasil. Restrições de acesso são sérias e trazem custo, impactam a nossa produtividade e trazem problemas para todos usuários de nossos terminais”, analisou o executivo.

O representante da Portonave disse que já existe uma alta demanda no terminal para navios maiores poderem operar e manobrar no Brasil. Mas para isso acontecer, é preciso celeridade quanto à infraestrutura.

“Corremos um alto risco de estarmos prontos, mas os navios eventualmente não conseguirem girar ou atracar nos outros portos do Brasil. Não basta um único porto receber navios desse tamanho. A iniciativa privada tem urgência e apetite para investimentos desde que as condições sejam criadas. Outros portos do Brasil recebem consulta e demanda para receber navios de grande porte”, comentou.

André Maragliano, diretor da Associação dos Terminais do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá (Atexp) e gerente do terminal da Cargill no complexo paranaense, disse ver com bons olhos a modelagem de concessão do canal de Paranaguá, pensando nas operações.

“Pelo que se propõe, pelo menos publicamente, enxergamos, sim, um importante ganho, aumento de capacidade, diminuição de custos, e o principal, diminuição de tarifa”, disse.

O CEO da Brado Logística, Marcelo Saraiva, disse que o assunto voltado para o aprofundamento dos acessos é questão de sobrevivência para os complexos portuários.

“Desde os anos 90 se fala dos estudos em Santos sobre calado. Os navios estão crescendo, ficando cada vez mais eficientes. É preciso se adequar e modernizar”, analisou.

Também participou do painel o presidente do conselho do Sul Export e diretor-presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Silva.

 

Compartilhe:
TAGS acessos aquaviários aos portos Fórum Regional de Logística Porto de Navegantes Santa Catarina Sul Export