sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Atualmente, o píer existente na região do bairro Alemoa concentra toda a movimentação de granéis líquidos (químicos e combustíveis) da margem direita do Porto de SantosArte: Divulgação/APS

Região Sudeste

APS abre consulta visando construção de novos berços para granéis líquidos

21 de outubro de 2023 às 9:34
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Chamamento público será destinado à movimentação na margem direita do Porto de Santos

A Autoridade Portuária de Santos (APS) abriu na sexta-feira (20) consulta sobre a construção e exploração de berços públicos na região do bairro Alemoa, na margem direita do Porto de Santos. Os berços serão destinados exclusivamente à movimentação de granéis líquidos. As contribuições poderão ser enviadas até o dia 12 de novembro. Segundo a APS, a consulta servirá de base para o edital de chamamento público acerca do tema.

Atualmente, o píer existente na região do bairro concentra toda a movimentação de granéis líquidos (químicos e combustíveis) da margem direita do complexo, em região que, conforme planejamento previsto no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento, consolida o cluster de granéis líquidos da margem direita.

Segundo a Autoridade Portuária, hoje o local é usado em área arrendada pela Petrobras e em contratos de passagem pelas empresas Granel Química, Stolthaven, Ultracargo e Vopak.

Em meio à avaliação das alternativas, a APS identificou que a execução de berços públicos por parte de empresas que operam granéis líquidos na região da Alemoa, seja individualmente ou através consórcio, constitui modelo capaz de garantir a eficiência da implantação da infraestrutura, vez que essas empresas serão beneficiárias diretas da ampliação da capacidade de atracação.

A construção dos berços na região da Alemoa foi assunto durante a visita do ministro de Portos, Silvio Costa Filho, ao Porto de Santos no mês passado. Na ocasião, o ministro assinou um termo de compromisso para que a Autoridade Portuária se debruçasse nos estudos, visando a ampliação do Complexo Portuário.

A Autoridade Portuária afirmou que vem conduzindo ações que visam otimizar as operações de granéis líquidos da Alemoa, principalmente em virtude da demanda que é projetada para o setor, que prevê a saturação da capacidade dos berços públicos para os próximos anos.

“A APS considera o momento oportuno, principalmente tendo em vista a recente aprovação, emitida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para a implantação de ramais ferroviários para atendimento de players situados na região retroportuária da Alemoa, os quais atualmente movimentam seus produtos exclusivamente por meio do modal rodoviário”, disse a companhia em comunicado oficial.

A minuta do edital está na plataforma oficial Participa+Brasil, do Governo Federal, onde também podem ser feitos os comentários com contribuições para o documento.

Compartilhe:
TAGS Autoridade Portuária de Santos construção de novos berços granéis líquidos granéis sólidos PORTO DE SANTOS