Segundo a APS, a medida visa mitigar possíveis prejuízos aos transportadores em decorrência de congestionamentos de veículos em ambas as margens do Porto de SantosCrédito: Sérgio Coelho/APS
Região Sudeste
APS altera tolerância para recepção de caminhões de carga solta e conteinerizada
Mudança de 15 minutos para uma hora da janela de agendamento foi demanda da categoria
Em portaria publicada pela Autoridade Portuária de Santos (APS) na última semana, a Companhia alterou de forma provisória a tolerância de tempo para recepção de caminhões de carga solta e conteinerizada no Porto de Santos. De acordo com o documento, assinado pelo diretor-presidente Anderson Pomini, a medida é válida por dois meses e teve início no último dia 16.
Anteriormente, o período de recepção dos caminhões que transportam cargas soltas e contêineres no cais santista era de 15 minutos antes da hora alvo da janela de agendamento.
Com a nova decisão da APS, o período de recepção aumentou para uma hora antes da hora alvo da janela. Segundo a portaria, permanecem as duas horas depois da hora alvo da janela de agendamento.
De acordo com a medida, permanecem para os caminhoneiros alteração até no momento da chegada dos veículos na portaria. Além disso, o cancelamento segue podendo ser feito duas horas antes da hora alvo da janela de agendamento.
Ainda segundo a APS, a norma visa mitigar possíveis prejuízos aos transportadores em decorrência de congestionamentos de veículos em ambas as margens do Porto de Santos.
Demanda
Conforme o documento da portaria, a diretoria da Autoridade Portuária de Santos recebeu diversas demandas sobre o assunto de horários para recepções de veículos do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de São Paulo (Sindicam) e do Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan), apresentadas durante reunião realizada no mês passado na sede da APS.