Chamado de Parque Valongo, o projeto prevê acesso ao canal do porto, novo mobiliário, áreas de contemplação, espaço para eventos, atividades esportivas, de lazer e culturaisCrédito: Divulgação/Prefeitura de Santos
Região Sudeste
APS cede área de armazéns do Valongo para Prefeitura de Santos amanhã
Espaço que abrigava os antigos equipamentos fará parte de novo projeto de revitalização
Amanhã (2), às 8h30, representantes da Autoridade Portuária de Santos (APS), da Prefeitura de Santos e o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, estarão reunidos na Associação Comercial de Santos, no Centro Histórico da Cidade, para a assinatura do contrato de cessão de uso gratuito da área dos armazéns 5 e 6 à Administração Municipal.
A cessão será feita pela APS e o espaço que abrigava os antigos armazéns fará parte do projeto de revitalização da região portuária do Valongo.
Durante a cerimônia, questões que envolvem a proposta serão discutidas com os presentes, como o presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos e deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, entidades e demais interessados.
A ideia da Prefeitura para o projeto completo é transformar a área entre os armazéns 4 e 7, entre as ruas da Constituição e Riachuelo, no centro da cidade, em um espaço de lazer e convivência até 2026, dentro do conceito da relação porto-cidade.
Chamado de Parque Valongo, o projeto que está em elaboração prevê acesso ao canal do porto, novo mobiliário, áreas de contemplação, espaço para eventos, atividades esportivas, de lazer e culturais, num investimento de R$ 15 milhões.
A ideia é que o armazém 4 seja integrado ao parque e se torne um espaço para atividades culturais, sob gestão da Prefeitura, enquanto o armazém 7 ficará sob responsabilidade da APS, que deve destiná-lo a atividades educacionais e tecnológicas em parceria com universidades.
Já o espaço entre os armazéns 5 e 6, que será cedido, será planejado para ser uma área aberta.
Ainda é preciso realizar consultas e audiências públicas com a sociedade civil, bem como conseguir o aval do Governo de São Paulo, pois a área utilizada para implantação do Parque Valongo pertence ao Estado.
Terminal de passageiros
Também está previsto que o Terminal Marítimo de Passageiros, hoje situado no Macuco, seja transferido para a área dos armazéns 1, 2 e 3. A alteração está no planejamento da Autoridade Portuária, que quer aproximar o turismo marítimo do Centro da cidade.