Dragagem de aprofundamento dos berços de atracação entre os armazéns 12A e 20/21 tiveram início no mês de março (Foto: Divulgação/APS)
Porto de Santos
APS conclui dragagem de aprofundamento em berços da margem direita
Companhia irá realizar um levantamento hidrográfico para definição do novo calado operacional
A Autoridade Portuária de Santo (APS) informou nesta segunda-feira (9) a conclusão da obra de dragagem de aprofundamento dos berços de atracação entre os armazéns 12A e 20/21, localizados na margem direita do complexo marítimo. Com o serviço concluído, fica garantido a profundidade de 14,6 metros, permitindo a atracação de embarcações de maior porte.
Segundo divulgado pela APS, foram removidos cerca de 100 mil metros cúbicos de sedimentos e 500 metros cúbicos de resíduos de jet-grouting (material de maior dureza remanescente da obra de reforço estrutural dos berços de atracação).
O projeto foi concluído graças ao alinhamento entre a Autoridade Portuária, a empresa contratada e os terminais da região de Outeirinhos, visando o estabelecimento de um cronograma de atuação prevendo interdições nos berços para a realização dos serviços. De acordo com a companhia, o investimento total para o serviço passou dos R$ 13 milhões.
“As obras em andamento e as concluídas no Porto de Santos refletem o esforço contínuo para modernizar e expandir a infraestrutura portuária, garantindo maior competitividade e eficiência. As melhorias vão contribuir para o aumento da capacidade operacional e o fortalecimento do Porto como o principal hub logístico do país”, comentou o diretor-presidente do Porto de Santos, Anderson Pomini.
Com a conclusão da obra, o próximo passo da Autoridade Portuária é realizar um novo levantamento hidrográfico e uma inspeção subaquática nas áreas dragadas.
Os resultados serão apresentados à Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) para a homologação do novo calado operacional.
Histórico
Em 2018, a APS já havia finalizado a recuperação e reforço estrutural do cais entre os armazéns 12A e 23, no Trecho 3 do canal de navegação do Porto de Santos, o chamado cais de Outeirinhos, em uma extensão de 1,7 mil metros, preparando o local para a dragagem.
Em 2023, os estudos foram iniciados para a contratação de empresa especializada para realização dos serviços e, em dezembro desse ano, foi firmado contrato com a empresa Náutica Marítima Serviços Ltda., vencedora do processo licitatório, a qual iniciou a dragagem em março de 2024, após a mobilização dos equipamentos.