De acordo com a APS, o Boulevard Aéreo deverá ficar pronto entre os meses de março e abril (Foto: Rodrigo Silva/BE News)
Porto de Santos
APS conclui içamento de Boulevard com conexão ao Parque Valongo
Empreendimento vai fazer a conexão com o complexo turístico do Porto de Santos
A Autoridade Portuária de Santos (APS) concluiu neste domingo (2) o içamento do trecho final do Boulevard Aéreo que vai ligar a região do Centro da cidade, partindo da Rua XV de Novembro, ao Parque Valongo. A obra vai auxiliar o tráfego de passageiros até o empreendimento.
O içamento aconteceu na data em que o Porto de Santos completou 133 anos. Somente o trecho levantado e posicionado, conta com duas peças de aço de cerca de 28 toneladas cada, e 16 metros de extensão. A instalação da passarela começou no dia 16 de janeiro.
Esse foi mais um passo na conclusão do Boulevard Aéreo, empreendimento que tem aproximadamente 150 metros, entre o primeiro trecho de concreto até a estrutura metálica, com altura máxima de acordo com o gabarito ferroviário, que segue como norma 6,75 metros para passarelas sobrejacentes.
O boulevard é uma contrapartida da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS), consórcio formado por Rumo, VLI e MRS que faz a gestão da malha ferroviária na área do complexo.
“Representa a efetiva integração do porto com a cidade. É simbólico, uma homenagem a todos os trabalhadores que construíram o Porto de Santos, aos homens e mulheres que construíram o Brasil, e a todos nós operadores portuários”, destacou o presidente da APS, Anderson Pomini.
O superintendente de Desenvolvimento de Infraestrutura da APS, Felipe Távora, destacou a complexidade e importância da conclusão deste estágio das obras. “Hoje içamos o trecho mais crítico, que passa exatamente em cima da perimetral. Esse içamento era o que mais preocupava a equipe técnica de engenharia, principalmente pelas interdições, pelo impacto e a dimensão da peça. Hoje a gente transpõe a etapa principal desse projeto”, pontuou.
O içamento do Boulevard aéreo representa mais uma etapa dos projetos de desenvolvimento da relação Porto-Cidade em Santos, e integra os planos da APS para a segunda fase do Parque Valongo.
A passarela vai ajudar a atender a demanda crescente na região, e deve ser entregue antes da conclusão da segunda fase do projeto, que teve as obras iniciadas no começo de 2025 e está prevista para o segundo semestre, com conclusão em até doze meses. A previsão de entrega do Boulevard é entre os meses de março e abril, segundo Távora.
As obras no Parque Valongo envolvem a revitalização dos outros armazéns da região. O projeto conta com investimentos de R$ 42 milhões, recursos de empresas portuárias provenientes de Trimmcs (Termos de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras ou Compensatórias). O espaço vai abrigar o terminal marítimo de passageiros, o Concais, que será transferido para o Centro de Santos.
“O Parque Valongo é uma sequência de obras. A primeira etapa da obra foi o trecho 2, que foi entregue na metade do ano passado, a segunda etapa da obra é o Boulevard Aéreo, e depois a gente vai ‘varrendo’ o Parque Valongo, na Casa de Pedra, Armazéns 3, 2 e 1”, explicou Távora, falando sobre as obras de recuperação na área do parque.