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Representantes da Autoridade Portuária de Santos e do Sopesp também discutiram outros gargalos do Porto de Santos na reunião de sexta-feiraCrédito: Divulgação/APS

Região Sudeste

APS e Sopesp prometem atuar juntos por nova rodovia que liga ao Porto de Santos

Atualizado em: 20 de maio de 2023 às 11:01
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Entidades se reuniram nesta sexta-feira e debateram outros assuntos voltados às operações portuárias

A Autoridade Portuária de Santos (APS) e o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) se reuniram na nesta sexta-feira (19), na sede da companhia, para tratar de assuntos relacionados à operação do Porto de Santos. O principal tema discutido foi de uma nova ligação rodoviária entre o Planalto e o cais santista, no qual as duas entidades se dispuseram a atuar juntos nessa frente.

A construção da nova rodovia é uma das bandeiras do recém-lançado Movimento pelo Sim, criado na última semana pelo Brasil Export, principal fórum de debates sobre portos, logística, transportes e infraestrutura do País.

O diálogo entre a APS e o Sopesp esteve voltado também para abordagem de temas como o cronograma de dragagem, a perimetral da margem esquerda, a manutenção dos acessos à margem direita, a questão dos congestionamentos em Cubatão, a segurança do Porto e das operações, a busca conjunta de recursos federais para obras diversas, o túnel Santos-Guarujá e até a questão das tarifas cobradas dos 37 operadores que integram o Sindicato.

Entretanto, um dos principais gargalos encontrados no complexo portuário santista é a questão dos acessos rodoviários. Na reunião, tanto a APS quanto o Sopesp manifestaram compromissos de juntarem esforços no sentido de dar início aos processos pela viabilização de uma terceira ligação entre Planalto e Planície com as autoridades responsáveis, no caso, o Governo de São Paulo.

Tanto o presidente da APS, Anderson Pomini, quanto o presidente do Sopesp, Régis Prunzel, e o diretor-executivo do Sindicato, Ricardo Molitzas, lembraram que futuras etapas que venham a fazer parte do processo de construção de uma nova ligação vão demandar muito tempo, assim como a concretização da obra.

Movimento pelo Sim

Esse tipo de indefinição motivou o Grupo Brasil Export a anunciar durante o Santos Export, realizado nos últimos dias 15 e 16, a criação do Movimento pelo Sim. A iniciativa tem como objetivo pressionar o poder público pela viabilização de soluções em logística e infraestrutura, principalmente investimentos em acessos aos portos brasileiros.

O único acesso de caminhões até o Porto de Santos se dá pela Via Anchieta, através do Sistema Anchieta-Imigrantes. Segundo a concessionária Ecovias, por dia, em condições de tráfego normal, aproximadamente 12 mil caminhões descem a serra até o cais.

A principal preocupação da comunidade portuária é a tendência de crescimento do Porto de Santos, o que fará automaticamente que esse número de veículos aumente e uma única via de ligação não seria suficiente para atender a essa demanda.

Além da questão que envolve as atividades portuárias, isso também é motivo de preocupação para as autoridades responsáveis pelos municípios da Baixada Santista, que é um local de grande atração de poder turístico, o que envolve a presença de mais pessoas e mais veículos acessando as rodovias que ligam ao litoral, causando assim um grande problema de vias de acesso.

Até o momento, o Governo do Estado não se manifestou sobre estudos e planejamentos diretos para uma nova ligação rodoviária entre a Capital e o Porto de Santos. Entretanto, a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende, afirmou que uma das preocupações do governador Tarcísio de Freitas diz respeito à logística e infraestrutura que envolve o cais santista.

 

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