Compareceram cerca de 80 pessoas da comunidade portuária da região, dentre representantes dos operadores e dos trabalhadores portuários, autoridades anuentes, das administrações municipais de Itajaí e Navegantes e de entidades da sociedade civil. Foto: APS/Divulgação
Região Sul
APS elabora plano de ação para o Porto de Itajaí e VTMIS
Primeiras medidas visam qualificação de equipes, organização e reestruturação administrativa, informou Pomini em reunião na sede do complexo catarinense
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, disse que, neste primeiro momento, as ações da diretoria da estatal para o Porto de Itajaí (SC) passam por qualificação de equipes, organização e reestruturação administrativa.
As medidas foram anunciadas na manha desta sexta-feira (17), na sede do Porto de Itajaí. Além de Pomini, participaram os diretores Gustavo Salvador Pereira (Desenvolvimento de Negócios e Regulação), Beto Mendes (Operações) e Júlio Cézar Alves de Oliveira (Administração e Finanças).
A APS assumiu a gestão do porto catarinense no dia 2 de janeiro deste ano, após o fim da gestão municipal que, até então, gerenciava o complexo. O contrato é válido até o fim de 2025. O chefe de gabinete da estatal, André Bonini, foi nomeado para ocupar interinamente a superintendência do Porto de Itajaí até nova indicação do Ministério de Portos e Aeroportos.
Pomini também informou que as iniciativas para Itajaí poderão ser conjuntas com as do Porto de Santos, citando como exemplo a contratação do sistema de gerenciamento do tráfego de embarcações (VTMIS, na sigla em inglês) . “Estamos implementando em Santos o sistema, que reúne as principais ferramentas tecnológicas já experimentadas em portos do mundo, para que tenhamos maior competência agilidade nas movimentações na entrada e saída dos navios; já está sendo estudado o nosso edital para que esse serviço seja fornecido para o Porto de Itajaí”, disse.
Compareceram cerca de 80 pessoas da comunidade portuária da região, dentre representantes dos operadores e dos trabalhadores portuários, autoridades anuentes, das administrações municipais de Itajaí e Navegantes e de entidades da sociedade civil.