Pomini destacou o empenho do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para a modernização dos complexos, com destaque para a inovação e ampliação da capacidade (Foto: Divulgação/APS)
Porto de Santos
APS encerra missão com apresentação de projetos a empresas do setor
Em Madri, presidente Anderson Pomini destacou investimentos a empresas de infraestrutura da Espanha
O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, encerrou a missão internacional na Espanha na sexta-feira, 31 de maio, ao participar de uma reunião na capital Madri, onde fez uma apresentação dos investimentos previstos no complexo marítimo para os próximos cinco anos.
O encontro foi promovido pelo ICEX (agência espanhola de atração de investimentos), no encerramento da Misión Inversa Puertos Brasileños Y Colombianos à Espanha.
Dezenas de empresas da área de infraestrutura estiveram presentes, sendo elas: TYPSA, Libelium, Acciona, OHL, Ghenova Ingenería, Soluziona, IDOM, Centro de Estúdios de Materiales y Control de Obras, entre outras, ouviram explicações sobre os investimentos anunciados pela Autoridade Portuária de Santos.
Entre as obras de infraestrutura apresentadas por Pomini estavam o túnel Santos-Guarujá, investimentos na Perimetral da margem direita, o aprofundamento do canal aquaviário para até 17 metros, entre outros.
Segundo a APS, os empresários manifestaram interesse pelo sistema de monitoramento de tráfego de embarcações (VTMIS), pela ampliação da capacidade ferroviária de movimentação de cargas, e também pela recuperação dos acessos portuários já existentes.
Missão
A agenda começou no dia 27 de maio e reuniu os dirigentes dos portos espanhóis, de Barcelona e Valência, e da Colômbia, de Cartagena, Santa Marta e Buenaventura.
A programação incluiu visita técnica ao Porto de Barcelona, dia 28, com a apresentação dos planos estratégicos e de inovação. Na sequência, em Valência, o presidente Anderson Pomini participou de mesa redonda sobre inovações portuárias e falou dos projetos neste sentido no Porto de Santos.
Pomini destacou o empenho do ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho, para a modernização dos portos brasileiros, com destaque para a inovação e ampliação da capacidade.
Além de Santos, os portos brasileiros foram representados pelo presidente do Porto de São Sebastião (SP), Alexandre Ernesto Corrêa Sampaio; pelo superintendente do Porto de Itajaí, Fábio de Veiga; pelo superintendente de Gestão Estratégica da PortosRio, Luis Cesar Silveira da Fonseca Filho, e pelo diretor financeiro e administrativo da Portos do Paraná, Marcos Alfredo Bonoski. O encontro teve a organização da analista de Mercado do Escritório Econômico e Comercial em São Paulo da Embaixada da Espanha no Brasil, Paloma Groizard Leite.
Os integrantes da missão conheceram os sistemas de inovação tecnológica já aplicados no Porto de Valência em visita organizada pela ValenciaPort.