APS assumiu a administração do Porto de Itajaí em 2 de janeiro deste ano (Foto: Divulgação)
Região Sul
APS nomeia advogado como superintendente interino do Porto de Itajaí
André Bonini foi indicado por Anderson Pomini; Prefeitura de Itajaí acatou decisão
A Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou na manhã desta terça-feira (7) o nome do advogado André Leme da Silva Fleury Bonini para superintendente interino do Porto de Itajaí. Bonini atua como superintendente da chefia de gabinete da empresa pública que administra o Porto de Santos e que, neste ano, passou a gerir também o porto catarinense.
Em comunicado oficial, a APS afirmou que a indicação do advogado foi aceita e oficializada na segunda-feira, 6 de janeiro, pela Prefeitura de Itajaí.
A nomeação de Bonini foi encabeçada pelo presidente da APS, Anderson Pomini. “O Bonini é uma pessoa da minha confiança e conta também com o apoio do ministro Sílvio Costa Filho para esta missão”, afirmou.
A nomeação precisou do aval da Prefeitura de Itajaí devido ao convênio operacional firmado entre a Superintendência Portuária de Itajaí (SPI), autarquia municipal que geriu o complexo até o ano passado, e a APS, que passou a gerir neste ano. As duas equipes estão atuando conjuntamente nos levantamentos necessários à transição, manutenção de pessoal e empregos, contratos administrativos e licenças diversas de operação.
De acordo com a Autoridade Portuária de Santos, a indicação de Bonini é de caráter técnico, uma vez que existe a necessidade de nomeação de gestores para o Porto de Itajaí.
Indicações
Com o fim da administração municipal neste ano, diversos outros cargos importantes foram exonerados e diversos contratos ficaram sem gestão. A APS informou que “a indicação dos novos profissionais é necessária para evitar a paralisação de obras e de serviços necessários para o adequado funcionamento da atividade portuária em Itajaí”.
A APS assumiu a gestão do Porto de Itajaí em 2 de janeiro e instituiu uma comissão de transição composta por três superintendentes do Porto de Santos e liderada pelo Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da APS, Gustavo Salvador Pereira, que terá papel no desenvolvimento das ações portuárias em conjunto com a equipe da SPI.
A APS é responsável pela administração e gestão financeira do Porto de Itajaí e irá repassar valores para pagamento dos empregados da SPI.
Currículo
André Bonini é advogado e doutorando em Administração na Universidade de São Paulo (FEA/USP). É mestre em Economia pelas Universidades Paris I – Sorbonne e PUC/SP. Possui MBA em Mercados Derivativos (BMFBOVESPA); em Gestão Estratégica de Projetos (FGV); em Compliance e Integridade Corporativa (PUC/MG) e é especialista em Gestão Pública (UNIMEP).
Ele está na APS há pouco mais de um ano.