sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Anderson Pomini apresentou à ministra Luciana Santos o projeto de implementação de um centro tecnológico, com a presença de incubadoras e startups, na área do Parque ValongoCrédito: Luara Baggi/Ascom/MCTI

Região Sudeste

APS pede apoio ao Governo para projeto de produção de H2V no Porto de Santos

Atualizado em: 11 de novembro de 2023 às 11:24
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Presidente da Autoridade Portuária, Anderson Pomini, fez uma apresentação do plano ao Ministério da Ciência

O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, esteve em Brasília na última terça-feira, dia 7, onde pediu apoio ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para o projeto de produção de hidrogênio verde (H2V) no Porto de Santos. A ministra da pasta, Luciana Santos, indicou que uma forma de apoio ao projeto poderia ser feita por meio dos editais do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

A partir da produção de hidrogênio verde, conforme proposta já apresentada pela diretoria da Autoridade Portuária, uma das principais iniciativas teria a ver com a eletrificação do cais, permitindo assim, que os navios atracados deixem de usar combustível fóssil no porto.

De acordo com Pomini, é um dos principais projetos associados à ideia de um complexo portuário mais sustentável.

“A partir da instalação de um eletrolisador junto à Usina de Itatinga, a APS teria condições de produzir o hidrogênio verde com a água abundante que tem à disposição, depois armazená-lo, transportá-lo por vários modais, inclusive dutos, até os consumidores, que seriam os terminais portuários, navios acostados no cais, além de empresas, indústrias e moradias da região. Há também a possibilidade de exportar o excedente”, explicou o presidente da APS.

Durante a reunião, Pomini apresentou à ministra o projeto de implementação de um centro tecnológico, que seja uma referência em tecnologia portuária com a presença de incubadoras e startups, na área revitalizada do Parque Valongo, área de de lazer e turismo no espaço dos antigos armazéns portuários de Santos que está em processo de revitalização.

A ministra Luciana Santos indicou apoio da pasta ao projeto de produção de hidrogênio no cais santista.

“Estamos focados na transição energética, é nossa prioridade, e o que vocês apresentaram vai ao encontro do que defendemos. É uma área que lideramos. Temos uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo e vocês, com a usina hidrelétrica, têm uma variável de competitividade que os coloca em posição mais estratégica para avançar nesse desafio”, comentou.

O gerente de Utilidades da APS, Rafael Apolinário, que fez a apresentação do projeto, também participou do encontro na capital federal.

Proposta

O projeto de hidrogênio verde foi apresentado pela Autoridade Portuária em setembro. Conforme explicado, a APS teria condições de produzir hidrogênio verde com a fonte energética a partir da Usina de Itatinga com o seu sistema de reuso de água, onde é feito o reaproveitamento. O processo seria feito a partir de um eletrolisador.

Depois disso, o hidrogênio verde produzido será armazenado e transportado até seus consumidores diretos, que seriam os operadores portuários que atuam no cais santista, além de demais empresas e futuramente indústrias e moradias próximas à região portuária.

Segundo o presidente Anderson Pomini, o projeto para geração do hidrogênio verde se daria através de uma PPP (Parceria Público-Privado), na qual a APS fará uma concorrência que visa a exploração da energia elétrica de Itatinga, a produção do hidrogênio verde, bem como a exploração turística da usina.

 

Compartilhe:
TAGS Anderson Pomini autoridade portuária Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Ministério da Ciência PORTO DE SANTOS Tecnologia e Inovação