domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O Porto de Ushuaia, em Tierra del Fuego, foi responsável por 317 escalas até o momento, transportando 61.554 passageiros (Crédito: Divulgação)

Mercosul

Argentina registra número recorde de passageiros de cruzeiros

7 de fevereiro de 2023 às 12:56
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Número divulgado pelo Ministério Nacional dos Transportes é 10% superior aos níveis registrados antes da pandemia

A Argentina registrou um número recorde de passageiros de cruzeiros no primeiro mês deste ano. Ao todo, escalaram 360 ​​navios com 180 mil turistas que entraram nos portos de Buenos Aires, Tierra del Fuego e Chubut, dados que representam um novo recorde para o setor, superando em 10% os índices pré-pandemia. Os números são do Ministério Nacional dos Transportes.

Só o Porto de Ushuaia, em Tierra del Fuego, foi responsável por 317 escalas até o momento, transportando 61.554 passageiros. São esperados ainda até o fim da temporada mais 186 escalas de navios de cruzeiro, elevando o total de passageiros para 161.500, superando em 8% o que foi alcançado na temporada 2019/2020, com 131.058 passageiros.

Para a pasta, estes números representam um grande avanço do setor e um importante impulso ao turismo. A temporada se estende até os primeiros dias de abril.

O governo destacou também que seis novos navios de cruzeiro chegaram pela primeira vez ao Porto de Buenos Aires em janeiro, e outros quatro são previstos para fevereiro e março.

Em Puerto Madryn, foram feitas oito escalas de navios de cruzeiro durante o mês de janeiro, com 13.805 passageiros. E a expectativa é que, até fevereiro, cheguem mais 11 embarcações. O objetivo do porto da província de Chubut é que, para esta temporada, cerca de 55.000 turistas transitem pelo complexo, totalizando mais sete cruzeiros e 4% a mais de passageiros que no primeiro mês de 2020.

Em Ushuaia, espera-se ultrapassar 160.000 turistas até o fim da temporada.

Em sua maioria, as rotas de cruzeiros mais comuns conectam Brasil, Chile e Uruguai com a Argentina. Após a conclusão da viagem, alguns desses cruzeiros continuam sua jornada para a Patagônia, em direção ao Puerto Madryn, Ushuaia, Malvinas Argentinas e Antártida.

Para dinamizar a temporada de cruzeiros deste ano, o Ministério Nacional dos Transportes da Argentina, através da Administração Geral dos Portos (AGP), deu continuidade aos bônus concedidos durante a pandemia para as taxas de utilização portuária, bem como de passageiros, assegurando a retorno das grandes companhias de navegação e fomento do setor turístico nacional.

O ministro dos Transportes, Diego Giuliano, afirmou que a chegada de mais turistas está sendo percebida não só nos portos, mas também pelos comerciantes, restaurantes e todo o setor que vive do turismo.

Compartilhe:
TAGS Argentina CRUZEIROS recorde