O Porto de Ushuaia, em Tierra del Fuego, foi responsável por 317 escalas até o momento, transportando 61.554 passageiros (Crédito: Divulgação)
Mercosul
Argentina registra número recorde de passageiros de cruzeiros
Número divulgado pelo Ministério Nacional dos Transportes é 10% superior aos níveis registrados antes da pandemia
A Argentina registrou um número recorde de passageiros de cruzeiros no primeiro mês deste ano. Ao todo, escalaram 360 navios com 180 mil turistas que entraram nos portos de Buenos Aires, Tierra del Fuego e Chubut, dados que representam um novo recorde para o setor, superando em 10% os índices pré-pandemia. Os números são do Ministério Nacional dos Transportes.
Só o Porto de Ushuaia, em Tierra del Fuego, foi responsável por 317 escalas até o momento, transportando 61.554 passageiros. São esperados ainda até o fim da temporada mais 186 escalas de navios de cruzeiro, elevando o total de passageiros para 161.500, superando em 8% o que foi alcançado na temporada 2019/2020, com 131.058 passageiros.
Para a pasta, estes números representam um grande avanço do setor e um importante impulso ao turismo. A temporada se estende até os primeiros dias de abril.
O governo destacou também que seis novos navios de cruzeiro chegaram pela primeira vez ao Porto de Buenos Aires em janeiro, e outros quatro são previstos para fevereiro e março.
Em Puerto Madryn, foram feitas oito escalas de navios de cruzeiro durante o mês de janeiro, com 13.805 passageiros. E a expectativa é que, até fevereiro, cheguem mais 11 embarcações. O objetivo do porto da província de Chubut é que, para esta temporada, cerca de 55.000 turistas transitem pelo complexo, totalizando mais sete cruzeiros e 4% a mais de passageiros que no primeiro mês de 2020.
Em Ushuaia, espera-se ultrapassar 160.000 turistas até o fim da temporada.
Em sua maioria, as rotas de cruzeiros mais comuns conectam Brasil, Chile e Uruguai com a Argentina. Após a conclusão da viagem, alguns desses cruzeiros continuam sua jornada para a Patagônia, em direção ao Puerto Madryn, Ushuaia, Malvinas Argentinas e Antártida.
Para dinamizar a temporada de cruzeiros deste ano, o Ministério Nacional dos Transportes da Argentina, através da Administração Geral dos Portos (AGP), deu continuidade aos bônus concedidos durante a pandemia para as taxas de utilização portuária, bem como de passageiros, assegurando a retorno das grandes companhias de navegação e fomento do setor turístico nacional.
O ministro dos Transportes, Diego Giuliano, afirmou que a chegada de mais turistas está sendo percebida não só nos portos, mas também pelos comerciantes, restaurantes e todo o setor que vive do turismo.