Do total movimentado, o milho foi responsável por 6,2 milhões de toneladas no mês de janeiroCrédito: Claudio Neves/Portos do Paraná
Nacional
Arroz brasileiro busca abertura do mercado chinê
Meta foi divulgada pela Abiarroz, junto com o balanço das exportações do cereal em fevereiro
A abertura de novos mercados para o arroz brasileiro, principalmente o da China, é a prioridade deste ano para a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz). A meta foi divulgada na sexta-feira (10), junto com o balanço das exportações do cereal em fevereiro.
A intenção também se fortifica após o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) projetar uma queda de 2% na produção chinesa do grão em 2023, ao mesmo tempo em que o consumo deve crescer 1%.
Aliás, a missão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, marcada para o fim deste mês, é vista pela associação como uma “ótima oportunidade” para aprofundar as relações bilaterais.
“O arroz brasileiro já está presente em mais de 100 mercados e pode apoiar o fornecimento do produto na região asiática”, diz a gerente de Exportação da Abiarroz, Carolina Matos.
Ela ressalta que o mercado chinês é de extrema importância para o arroz porque é o maior produtor e consumidor mundial do produto.
“A Abiarroz vem trabalhando com o governo brasileiro a inclusão do produto beneficiado na pauta de negociações entre os dois países”, enfatiza a gerente de Exportação da entidade.
“Além de termos um produto de qualidade inquestionável, a indústria do arroz vem intensificando suas ações sustentáveis. Ao adquirir o arroz beneficiado, o passivo responsável pela emissão do gás metano, a casca do arroz, é reutilizada no Brasil pelas indústrias e cooperativas como forma de gerar energia limpa”, explica.
BALANÇO
Em relação às exportações do cereal no mês passado, Gâmbia, Venezuela, Senegal, Serra Leoa, Estados Unidos, Cabo Verde, Peru, Bolívia, Canadá e Panamá lideraram as compras de arroz (base casca) do Brasil.
Os embarques totalizaram mais de 103 mil toneladas em fevereiro, gerando receita de US$ 30,5 milhões, de acordo com o levantamento da Abiarroz.
Ainda segundo o órgão, com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), os resultados de fevereiro ficaram abaixo dos alcançados no mesmo mês de 2022, quando o volume exportado foi de 129 mil toneladas, representando US$ 37,9 milhões.
No primeiro bimestre de 2023, os embarques do arroz brasileiro atingiram 252.588 t, com receita de US$ 78,6 milhões. Em igual período de 2022, o Brasil exportou 270.964 t, com divisas de US$ 82,5 milhões, informa a Abiarroz.
Já as exportações de arroz beneficiado em fevereiro somaram 5.642 t, com divisas de US$ 2,6 milhões. As compras do cereal beneficiado, de maior valor agregado, foram lideradas pelos EUA, seguido de Cabo Verde, Peru, Bolívia, Canadá, Gâmbia, Panamá, Bahamas, Venezuela e Angola.