Divulgação
Estilo BE
Arte, culinária e cultura
Leitura
Tempo de Pagu
Patrícia Galvão, Pagu, é a Autora Homenageada da Flip 2023, que acontece de 26 a 26 de novembro em Paraty, Rio de Janeiro. Para quem quer conhecer melhor sua vida e obra a dica é o livro “Os cadernos de Pagu”, da escritora Lúcia Teixeira, que é biógrafa e tem quatro obras sobre a musa do movimento modernista. Nesta publicação, Lúcia revela imagens inéditas, manuscritos que estavam guardados há décadas. São cinco cadernos manuscritos inéditos dos anos 1920 a 1960 (até sua morte), resgatando aspectos desconhecidos, desde a incursão de Pagu no Modernismo Antropofágico, a produção de texto na fase de adesão político partidária, seus primeiros passos como dramaturga, em inéditas peças teatrais, a partir de 1931. A publicação é das editoras Nocelli (um selo para publicações especiais da Editora Reformatório) e Unisanta. A quarta capa é assinada pelo escritor Ruy Castro. O lançamento será dia 11/11 , sábado, na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos (SP). Depois Lúcia vai autografar nos espaços da Casa Pagã e da Flip, em Paraty (RJ), respectivamente nos dias 23 e 24 de novembro. Em São Paulo será dia 12 de dezembro, na Livraria Martins Fontes Paulista.
Visuais
Muncab de volta a Salvador
Com a exposição “Um Defeito de Cor”, eleita “exposição do ano” em 2022, após estreia no Museu de Arte do Rio (MAR), foi oficialmente reaberto o . Museu Nacional da Cultura AfroBrasileira, em Salvador. A mostra faz parte da programação do Novembro Salvador Capital Afro e tem curadoria de Ana Maria Gonçalves, Marcelo Campos e Amanda Bonan. A exposição é baseada no livro homônimo de Ana Maria Gonçalves, trazendo a história de Kehinde, uma africana escravizada que, após muitas adversidades, consegue sua liberdade e parte em uma jornada em busca do filho. A narrativa aborda a experiência da escravização no Brasil e a busca pela identidade e liberdade.
Serviço
Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab).
Até 12 de novembro o museu está com entrada gratuita.
Funcionamento: de terças-feiras aos domingos, das 10h às 17h. Acesso até às 16h30.
Endereço: Rua das Vassouras, 25, Centro, Salvador.
Tempero BE
Diretamente do Sudoeste Asiático
Fabrício Julião, CEO do Brasil Export, arrasou! Durante o Singapura Export ele os integrantes da missão foram visitar o restaurante do Paragon Shopping Centre e orientado pelo chef foi preparar para os amigos o prato mais famoso da casa, o sukiaki. Só que Fabrício resolveu improvisar e acabou criando um prato com sabor especial. Ele resolveu preparar de forma invertida. Resultado: a partir de agora o nome é Sukiaki a Julião.
A orientação do restaurante era primeiro colocar a carne no caldo básico e depois os legumes. Ele cozinhou primeiro os legumes, depois retirou e o caldo ficou muito mais saboroso. Em seguida, colocou arroz, ovo e só no final a carne. Os ingredientes são carnes fatiadas, verduras, cogumelos, udon (tipo de macarrão) e legumes. “Saiu uma comida maravilhosa”, ele garante.