domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Estilo BE

Arte e História

5 de agosto de 2023 às 11:23
Ivani Cardoso Enviar e-mail para o Autor

Visuais

Para o rei do blues, com carinho

 Divulgação

Divulgação

Uma guitarra Gibson Lucille, autografada, está em exibição em uma das vitrines da mostra que conta a trajetória do guitarrista e compositor norte-americano B.B. King O modelo foi batizado pela fabricante em homenagem ao músico, que chamava seus instrumentos de Lucille, como forma de carinho. Fotografias, objetos e músicas tocadas em vídeos e instalações ambientes, mostram ao público como foi a carreira artística de King. A vida do músico é costurada com a luta por direitos das pessoas negras norte-americanas. Na entrada do MIS, em São Paulo, você pode escolher entre duas portas, uma para pessoas brancas e outra para negras, para lembrar do período das leis racistas que vigoraram nos Estados Unidos na primeira metade do século 20.

Serviço

B.B. King: Um Mundo Melhor em Algum Lugar

Até dia 8 de outubro

Museu da Imagem e do Som (MIS).

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, SP

Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 19h e, aos sábados, das 10h às 20h. Nos domingos e feriados, as visitas vão das 10h às 18h. A entrada é gratuita às terças-feiras.

 

Leitura

Corra pra comprar

Ainda está em pré-venda, mas Mia Couto não pode esperar. É um dos meus autores favoritos e tive o privilégio de entrevistá-lo duas vezes. A obra “As pequenas doenças” traz uma seleção de contos, publicados na revista portuguesa Visão, em edição especial para leitores brasileiros. No conto que dá nome ao livro, a mãe pede continuamente a Deus que lhe dê a felicidade das pequenas doenças, postergando o próprio fim. E por aí vai um mosaico de histórias atuais sobre grandes males que assombram o mundo atual a pandemia, preconceitos, traições, o abandono e a finitude.

 

Cinema

O criador da bomba atômica

Filmes históricos trazem novas visões. Em “Oppenheimer” drama dirigido por Christopher Nolan e baseado no livro biográfico “O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer”, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin, acompanha a vida do físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan – que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas. Além Cillian Murphy como Oppenheimer, o elenco traz em pontas famosos como  Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Gary Oldman, Jack Quaid, Gustaf Skarsgård, Rami Malek e Kenneth Branagh. Antes considerado um herói da ciência, Julius Robert Oppenheimer passou a viver com a reputação manchada e o perdão à  só foi inteiramente concedido após 68 anos — ou seja, décadas após sua morte.

Compartilhe:
TAGS cinema filme visual