sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Debatedores que participaram do painel “Criação de corredores logísticos verdes e boas práticas em desenvolvimento sustentável no setor de infraestrutura” do Mercosul Export. Foto: Rodrigo Borthagaray

Mercosul Export

Ascensão de combustíveis limpos: oportunidade para a América do Sul

24 de agosto de 2024 às 7:20
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

Especialistas defendem maior cooperação no Mercosul no desenvolvimento do hidrogênio verde

Os combustíveis do futuro surgem como uma oportunidade para os países da América do Sul se tornarem potências para fornecer essas novas fontes de energia, segundo especialistas do setor. Especialmente o hidrogênio verde. Esse foi um dos temas em debate no Mercosul Export, que ocorreu na última semana em Montevidéu, no Uruguai.

O painel “Criação de corredores logísticos verdes e boas práticas em desenvolvimento sustentável no setor de infraestrutura” teve moderação do diretor geral da Rede BE News, Leopoldo Figueiredo, e participação do presidente da Infra SA, Jorge Bastos; do presidente da Multilog e do Conselho do Mercosul Export, Djalma Vilela; do consultor naval e ex-presidente da Federación de la Industria Naval Argentina (Fina), Raul Eugênio Podetti; e da coordenadora do programa de hidrogênio verde do Ministério de Indústria, Energia e Mineração do Uruguai, María José González.

“As indústrias naval e de transporte marítimo já identificaram a necessidade de infraestrutura para abastecimento de embarcações que adotem esses combustíveis sustentáveis na região. Embora o tema seja discutido no Nordeste do Brasil, a região Sul ainda debate pouco sobre seu potencial para se tornar um polo de abastecimento naval com tecnologia de combustíveis verdes”, defende Vilela.

Segundo os painelistas, a transição energética representa uma oportunidade econômica inédita para a América do Sul. Com a transição para uma economia mais sustentável, o desafio é maximizar o valor local agregado, adaptando-se às necessidades de mercado e aproveitando as vantagens competitivas naturais.

“A cooperação regional é essencial para superar obstáculos logísticos e de infraestrutura, garantindo que os países sul-americanos possam competir de forma eficaz no cenário global. Países como Uruguai, Argentina, Brasil e Paraguai estão moldando suas estratégias para se tornarem líderes na produção de combustíveis verdes”, disse Podetti.

O Uruguai tem investido no hidrogênio verde produzido a partir de energias renováveis e água. “Essa tecnologia é uma solução ideal para o setor logístico pesado (caminhões), pois reduz o peso e o espaço ocupados por baterias e diminui o tempo de recarga, fatores essenciais para a viabilidade econômica do transporte (elétrico) de longa distância”, detalhou María José González.

O Mercosul Export foi uma edição internacional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Toda a sua programação está disponível no canal @tv_benews no Youtube e no site www.tvbenews.com.br.

Compartilhe:
TAGS