domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Os terminais interessados poderão concorrer ao Prêmio ATP nas categorias sustentabilidade energética portuária e inovação tecnológica portuáriaCrédito: Divulgação/Porto do Açu

Nacional

ATP vai premiar projetos de inovação e sustentabilidade de terminais privados

14 de junho de 2023 às 9:12
BE News Enviar e-mail para o Autor

Interessados podem se inscrever até o próximo dia 15 de julho, por meio do site da entidade

Os terminais portuários privados brasileiros terão seus principais projetos de inovação e sustentabilidade destacados neste ano, com o 1º Prêmio ATP. A iniciativa foi lançada nessa terça-feira, dia 13, pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP). Haverá duas categorias – sustentabilidade energética e inovação tecnológica portuária – e os interessados devem se inscrever até 15 de julho, preenchendo um formulário eletrônico disponível no site da ATP.

Na categoria de sustentabilidade energética portuária, serão premiados os três melhores projetos relacionados à geração de energia limpa e acessível, ou ao consumo responsável de energia, em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) números 7 e 12. A comissão julgadora avaliará critérios como inovação, viabilidade técnica e financeira, impacto ambiental, aplicabilidade e funcionalidade, resultados sustentáveis, engajamento e parcerias.

Já na categoria de inovação tecnológica portuária, serão premiadas as três empresas com os melhores resultados obtidos por meio de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica portuária. A comissão julgadora analisará critérios como originalidade, relevância estratégica para o setor, aplicabilidade e funcionalidade, viabilidade técnica e financeira, engajamento e parcerias.

As empresas poderão concorrer em ambas as categorias, desde que atendam aos requisitos. O prazo para inscrição encerra em 15 de julho. Os projetos devem estar em fase de teste ou implementação, sendo também aceitas iniciativas já executadas. No entanto, projetos em estágio conceitual ou que não saíram do papel não serão considerados.

O resultado do Prêmio ATP será divulgado durante o 10º Encontro ATP, que ocorrerá em Brasília em 24 de outubro deste ano. A premiação será feita por meio da entrega de troféus às três melhores propostas de cada categoria. Os interessados em obter mais informações sobre o concurso podem acessar o site da Associação de Terminais Portuários Privados (www.portosprivados.org.br), onde está disponível o edital completo.

A ATP, fundada em 2013 e com sede em Brasília, representa os interesses do segmento portuário privado e busca contribuir para a modernização dos portos brasileiros. Atualmente, a associação conta com 30 empresas de grande porte e 54 terminais de uso privado em todo o país. As empresas associadas da ATP são responsáveis pela movimentação de 60% da carga portuária do Brasil e pela geração de 47 mil empregos.

Compartilhe:
TAGS energia limpa e acessível premiação ATP sustentabilidade energética e inovação tecnológica terminais portuários privados brasileiros terminais privados