sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O objetivo é aumentar a participação do Porto de Natal nas atividades portuárias, que hoje é limitada às operações sazonais de frutas, no período de setembro a janeiro. Divulgação

Região Nordeste

Audiência pública vai discutir viabilidade de cabotagem no Porto de Natal

Atualizado em: 5 de fevereiro de 2024 às 12:30
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Intenção é que complexo não fique limitado às operações sazonais de frutas

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) quer realizar, ainda no primeiro semestre deste ano, uma audiência pública para discutir quais investimentos são necessários para viabilizar operações de cabotagem no Porto de Natal (RN). O objetivo é aumentar a participação do complexo nas atividades portuárias, que hoje é limitada às operações sazonais de frutas, no período de setembro a janeiro.

Na última quinta-feira (1), uma reunião foi realizada entre o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Pesqueiro, deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), e sindicatos que representam os trabalhadores portuários avulsos. A categoria tem reivindicado investimentos no terminal potiguar para que as escalas sejam mais frequentes e, consequentemente, o sustento seja garantido.

Os sindicatos explicam que na década de 80 o Porto de Natal viveu um período de ápice porque escoava os equipamentos da Petrobras, como tubulações e máquinas, mas depois que a empresa passou a movimentar esses produtos pelos portos do Ceará, o cenário mudou. Para a categoria, o ideal é que a Petrobras voltasse a escoar pelo menos 30% de suas cargas pelo Porto de Natal.

Ubaldo disse que pretende agendar encontros para discutir a pauta com representantes da bancada federal, do governo do estado, com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte. O deputado afirmou que assim que as agendas das autoridades estiverem disponíveis, a audiência pública será marcada.

Compartilhe:
TAGS