domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Segundo informações iniciais, o ácido ficará estocado no Porto de Maceió e posteriormente será transportado para usinas de açúcar e álcool e para a sede da BraskemCrédito: Divulgação

Região Nordeste

Audiência vai discutir pedido de multinacional para estocar ácido sulfúrico no Porto de Maceió

Atualizado em: 27 de maio de 2023 às 11:29
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Produto é tóxico e em caso de acidente pode contaminar o meio ambiente, em especial os cursos d’água

Uma audiência pública marcada para o dia 7 de junho irá discutir o impacto ambiental da implantação de uma unidade de recebimento e estocagem de ácido sulfúrico no Porto de Maceió (AL).

O encontro foi marcado pela empresa Timac Agro Indústria e Comércio de Fertilizantes LTDA, subsidiária do Grupo Francês Roullier, que fabrica e comercializa fertilizantes e pretende instalar no complexo portuário um espaço para estocar o ácido, produto tóxico e que, em caso de acidentes, pode contaminar o meio ambiente, principalmente cursos d’água, tornando-os impróprios para qualquer finalidade.

O encontro será às 10h, no auditório do complexo portuário, e vai reunir representantes da Prefeitura de Maceió, do Ministério Público Federal e Estadual, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. São esperadas também associações, sindicatos, universidades e organizações não governamentais.

Segundo a companhia, será apresentado na Audiência o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do empreendimento “Unidade de Recebimento e Estocagem de Ácido Sulfúrico”.

Informações iniciais do projeto indicam que o ácido ficará estocado no porto e posteriormente será transportado para usinas de açúcar e álcool e para a sede da Braskem, no bairro do Pontal, por dentro das ruas da cidade.

Leilão

A Timac conseguiu o direito de operar no porto alagoano por 25 anos (prorrogáveis) ao ganhar o leilão do MAC 10, em dezembro de 2020, com oferta única de R$ 50 mil. A multinacional possui uma planta industrial de fertilizantes sólidos na cidade de Santa Luzia do Norte (AL).

O terminal arrendado é destinado à movimentação, armazenagem e distribuição de granéis líquidos, especialmente ácido sulfúrico, que serve de matéria prima para a fabricação de fertilizantes.

O terminal conta com uma área com 7.932 m². A previsão é que sejam investidos no período de concessão R$ 12,7 milhões em instalações e equipamentos, que incluem tanques de armazenagem, dutos, sistemas de expedição rodoviária e praça de bombas.

Compartilhe:
TAGS ácido sulfúrico audiência pública meio ambiente Porto de Maceió