sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O projeto inclui investimentos para duplicação de estradas, implantação de faixas adicionais, construção de dispositivos, obras de arte, passarelas, acostamento e pontos de ônibus (Foto: Divulgação)

Região Sudeste

Audiências públicas discutem modelagem de concessão da Rota Sorocabana

2 de abril de 2024 às 10:01
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Projeto abrangendo a expansão, operação e manutenção de 450 km em dez rodovias

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) conduziu audiências públicas tanto presenciais quanto online para colher contribuições da sociedade civil a respeito do projeto de concessão do trecho rodoviário conhecido como Rota Sorocabana. Este projeto, abrangendo a expansão, operação e manutenção de 450 km de rodovias, recebeu sugestões valiosas durante as sessões realizadas no auditório do Sest Senat, em Sorocaba, e no Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER), na capital paulista.

Nessas audiências, prefeitos locais, parlamentares e representantes da comunidade expressaram suas opiniões e ideias. Dentre as sugestões recolhidas, estão propostas para a instalação de obras de arte, dispositivos de tráfego, iluminação, pontos de ônibus, ciclovias, áreas de descanso para caminhoneiros e postos de Serviço de Atendimento aos Usuários (SAUs), todas visando melhorar a segurança e mobilidade da população local. A Artesp, juntamente com a Secretaria de Parceria em Investimento, analisará todas essas contribuições para verificar sua viabilidade e incorporá-las ao projeto.

O escopo da concessão abrange dez importantes rodovias: Raposo Tavares (SP-270); Castello Branco (SP-280); João Leme dos Santos (SP-264); Bunjiro Nakao (SP-250); Nequinho Fogaça (SP-139); Antunes Soares (SP-079); José Ermírio de Morais (SP-075); Dr. Celso Charuri (SPI-091/270); Doutor Miguel Affonso Ferreira de Castilho (SPA-103/079) e Rodovia João Guimarães (SPA-104/079).

Esse projeto trará benefícios para 18 municípios da região, incluindo investimentos para duplicação de 73,7 km de estradas, implantação de 27,74 km de faixas adicionais, construção de 52 novos dispositivos, 18 obras de arte especiais, 18 passarelas, 272,92 km de acostamento e 168 novos pontos de ônibus. Além disso, serão realizadas melhorias nos dispositivos de acesso e retorno, obras de adequação, implantação, reconstrução e duplicação de vias, juntamente com serviços como socorro mecânico, guincho, primeiros socorros e monitoramento por câmeras.

Estima-se que esses investimentos gerem mais de 8,5 mil empregos diretos e indiretos. Além disso, a rodovia contará com um sistema de pagamento de tarifas totalmente automático (sistema free flow), proporcionando uma cobrança mais justa com base na distância percorrida. As vias atualmente sob concessão da ViaOeste terão suas praças de pedágio substituídas por pórticos, resultando em uma redução de aproximadamente 20% na tarifa por quilômetro, além de diminuir o tempo de viagem e as emissões de dióxido de carbono.

Compartilhe:
TAGS