Com extensão total de 575 km, a ferrovia pretende conectar Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e Santa Leopoldina, no Espírito Santo, integrando a malha ferroviária do Sudeste. Foto: Divulgação
Região Sudeste
Audiências sobre a Ferrovia Vitória-Rio têm datas e locais definidos
Sessões no ES, RJ e em DF discutirão a concessão da estrada de ferro que promete integrar o Sudeste e ampliar o acesso a terminais portuários
As datas e locais para as sessões da audiência pública sobre a concessão da Ferrovia Vitória-Rio (EF-118) já estão confirmados. As discussões abordarão a implantação da infraestrutura ferroviária entre São João da Barra (RJ) e Anchieta (ES), além do serviço de transporte de cargas no trecho que conecta Santa Leopoldina (ES) a Nova Iguaçu (RJ). As sessões ocorrerão nos dias 27, 29 e 31 deste mês, com o prazo para o envio de contribuições estendendo-se até 12 de fevereiro.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o objetivo da audiência é reunir sugestões e contribuições da sociedade, promovendo um debate amplo sobre a concessão e seus impactos. Os documentos relacionados estarão disponíveis no Sistema ParticipANTT, e dúvidas adicionais podem ser esclarecidas pelo e-mail ap014_2024@antt.gov.br.
Com extensão total de 575 quilômetros, a ferrovia EF-118 pretende conectar Nova Iguaçu e Santa Leopoldina, integrando a malha ferroviária do Sudeste e ampliando o acesso ferroviário aos terminais portuários da região. Após a conclusão dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental conduzidos pela Infra S.A., a audiência pública representa mais uma etapa no processo de implantação desse projeto estratégico.
O traçado da ferrovia será dividido em diferentes trechos. Entre Santa Leopoldina e Anchieta, 80 quilômetros serão construídos pela Vale, como contrapartida pela renovação antecipada das concessões de suas ferrovias, passando a integrar o contrato da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM). Outro trecho, com cerca de 170 quilômetros, ligará Anchieta ao Porto do Açu e será incluído em uma nova concessão. Além disso, um segmento de 325 quilômetros entre o Porto do Açu e Nova Iguaçu poderá ser construído como investimento contingente, condicionado à decisão do poder concedente e ao reequilíbrio econômico-financeiro do contrato.
As sessões da audiência pública serão realizadas de forma presencial e híbrida, conforme os detalhes a seguir:
– 27 de janeiro, em Brasília (DF), às 9h30, no Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES), trecho 03, lote 10.
– 29 de janeiro, em Vitória (ES), às 9h30, na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), localizada na Av. Nossa Senhora da Penha, 2053, bairro Santa Lúcia.
– 31 de janeiro, no Rio de Janeiro (RJ), às 14h, no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), na Av. Graça Aranha, 1, 2° andar, Centro.