Nacional
Auditores-fiscais programam paralisação por 24 horas em todo o país
Movimento reivindica cumprimento de acordo salarial, com impacto em aduanas e arrecadação federal
Auditores-fiscais da Receita Federal realizarão uma paralisação de 24 horas nesta quarta-feira (23), em todo o país, incluindo atividades nas aduanas, como no Porto de Santos (SP), e na Zona Secundária, responsável pela arrecadação de impostos. Esta é a segunda paralisação do movimento, que teve início no dia 17 de outubro, com novas interrupções de trabalho programadas para os dias 29 e 30 deste mês, conforme aprovado em assembleia, segundo o sindicato da categoria, o Sindifisco Nacional.
A entidade informa que o movimento é uma resposta à falta de avanços nas negociações entre a categoria e o Governo Federal sobre o reajuste salarial, após a quebra de um acordo assinado em abril deste ano. O acordo previa a criação de uma mesa de negociação para discutir a reposição salarial com base na inflação. Entretanto, em 4 de julho, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou ao Sindifisco Nacional que a mesa de negociação não seria mais instalada.
Desde então, várias reuniões ocorreram entre o sindicato, a administração da Receita Federal e o MGI, mas sem resultados concretos.
Ainda de acordo com o Sindifisco Nacional, nos dias de paralisação, as atividades essenciais, como a liberação de cargas vivas, perigosas, perecíveis, medicamentos e alimentação de bordo, continuarão sendo realizadas normalmente no Porto de Santos.