A reformulação e requalificação do terrapleno do Molhe Sul do Porto de Leixões e seus respectivos acessos, também fazem parte do plano de modernização e reordenamento (Crédito: Divulgação)
Internacional
Autoridade portuária avança em obras nas vias portuárias de Leixões
Projeto de quase 7 milhões de euros tem conclusão prevista para outubro de 2027
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo SA (APDL) irá avançar o projeto de modernização e reordenamento das vias portuárias do Porto de Leixões, em Portugal. A obra conta com um investimento de € 6,82 milhões (cerca de R$ 36,3 milhões), e tem previsão para ser concluída em outubro de 2027.
O projeto abrange a construção, substituição e modernização das vias portuárias, incluindo o reordenamento da circulação de acesso ao Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML). A reformulação e requalificação do terrapleno do Molhe Sul do Porto de Leixões e seus respectivos acessos, também fazem parte do plano.
Em nota à imprensa, a autoridade portuária afirmou que o projeto “assume uma posição de relevo estratégico e operacional no core business do Porto de Leixões”, ressaltando o seu protagonismo dentro dos planos do órgão. O projeto será candidato ao Programa para a Ação Climática e Sustentabilidade – Sustentável 2030, que tem uma taxa máxima de comparticipação de 85%.
“[É] um dos seis projetos de investimento que a APDL pretende realizar no âmbito do Sustentável 2030, objetivando melhorar as condições de operação e de realização de atividades logísticas do Porto de Leixões, apoiar a transição energética do setor portuário, reforçando ainda a resiliência da infraestrutura e promovendo a intermodalidade para as mercadorias na área portuária, bem como a expansão da capacidade marítimo-portuária”, resume na mesma nota.
A APDL submeteu um processo de Avaliação de Impacte Ambiental para a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), entidade responsável por desenvolver e acompanhar o cumprimento de políticas ambientais do país, para realizar a ampliação e reorganização do Terminal de Contentores Norte do Porto de Leixões. O objetivo da obra é aumentar a capacidade de movimentação de contêineres, além de viabilizar a atracação de navios porta-contêineres de maiores dimensões (até 10.000 TEU).
Porto de Leixões
O Porto de Leixões é o segundo maior porto artificial (banhado por águas com formação geográfica totalmente influenciada pela ação humana, por meio de obras de engenharia) de Portugal. Localizado estrategicamente na fachada Noroeste da Península Ibérica e com um hinterland de elevada densidade industrial, é a maior infraestrutura portuária do norte do país.
Movimenta cerca de 20 milhões de toneladas de mercadorias por ano e representa 20% do Comércio Externo Português por via marítima. Cerca de 2.700 navios passam pelo porto anualmente, totalizando mais de 670 mil TEU. A instalação também recebe passageiros e navios de cruzeiros.