O Porto de Tuas, em Singapura, deve ser o maior porto do mundo quando estiver concluído, em 2040 (Crédito: Freepik)
Inovação
Autoridade Portuária de Singapura recebe prêmio por inovações de engenharia
Reconhecimento veio por ações sustentáveis aplicadas na construção do novo Porto de Tuas
A Autoridade Portuária Marítima (MPA) do Porto de Singapura foi premiada pelas inovações de engenharia utilizadas na construção do Porto de Tuas, que deve ser o maior porto do mundo quando estiver concluído, em 2040.
O Prêmio HJ Sabbagh 2022, da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (WFEO), veio pela categoria ‘Excelência em Engenharia de Construção’, e foi destinado à MPA e aos parceiros do projeto. A cerimônia para condecoração será ainda este ano. A notícia foi veiculada ontem.
Para a escolha, a Federação avaliou as técnicas que estão sendo utilizadas no Projeto de Recuperação, Construção do Cais e Dragagem do Porto de Tuas Fase 1 (TPP1).
As principais inovações de design incluíram a reutilização em larga escala de resíduos recicláveis, como material dragado do fundo do mar ou escavados em terra, que representaram mais da metade do preenchimento de recuperação do TPP1. O enchimento de recuperação, que incluía argila, foi tratado para garantir a estabilidade da terra recuperada.
Além disso, a solidez do terreno é mantida por ‘caissons’ – estrutura de contenção em forma de caixa muito usada nas fundações. Os caissons usados na construção do cais do Porto de Tuas foram fabricados em um estaleiro de fundição próximo à obra, rebocados para o mar e submersos em área preparada para recebê-los.
Desta forma, os berços de águas profundas serão capazes de acomodar porta-contêineres com calado de até 21 metros. Além disso, a MPA, idealizadora do novo complexo, projetou o Porto de Tuas como cais para que o layout linear maximize o espaço terra-mar, proporcionando flexibilidade para navios com diferentes comprimentos de atracação.
O TPP1 também foi construído cinco metros acima do nível médio do mar para se adaptar ao aumento do nível da água. Já as rochas dragadas do fundo do oceano foram reutilizadas para proteção da costa e preenchimento de recuperação para aumentar a circularidade dos recursos.
Outros prêmios
O projeto TPP1 também recebeu o ‘Prestigious Engineering Achievement Award 2022 ((em tradução livre, prêmio de realização de engenharia prestigiada)’, do The Institution of Engineers Singapore (IES), durante o 56º Jantar Anual da IES, realizado no último dia 17.
Outro reconhecimento foi o ‘ASEAN Outstanding Engineering Achievement Awards 2022 (em tradução livre, prêmio de realização de engenharia fora do comum)’, da ASEAN Federation of Engineering Organizations (AFEO), ofertado durante a 40ª Conferência da Federação de Organizações de Engenharia da ASEAN (Cafeo40), em 7 de dezembro de 2022.
Para a Autoridade Portuária, esses prêmios reconhecem e celebram as conquistas notáveis das equipes de engenharia da MPA, aplicados em meio aos desafios da pandemia do Covid-19, na promoção da inovação, adoção de tecnologias de ponta para melhorar a eficiência e segurança da construção e incorporação de sustentabilidade ambiental e engenharia de adaptação climática dentro do projeto de construção do TPP1.
Quanto ao prêmio HJ Sabbagh, a intenção é promover o papel da engenharia no desenvolvimento sustentável, especialmente nas áreas de construção e infraestrutura.
Em relação ao ASEAN e ao IES, o objetivo é destacar conquistas ‘excepcionais’ de engenharia que demonstram excelência no segmento e que contribuem significativamente para o progresso e para a qualidade de vida.