Segundo a Portos do Paraná, obras fazem parte de investimentos de R$ 6 milhões, no prazo de 12 meses de manutenção (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)
Portos do Paraná
Autoridade Portuária finaliza pavimentação em pátio de triagem
Obras de recuperação do piso foram finalizadas na última semana
A Portos do Paraná, Autoridade Portuária dos complexo de Paranaguá e Antonina, finalizou na última semana a recuperação da pavimentação da entrada e do acesso dos caminhões à classificação das cargas ao Pátio de Triagem. De acordo com a Companhia, o piso de asfalto foi substituído por concreto para melhorar o acesso e a segurança da operação com menores riscos de buracos e interdições.
As obras fazem parte de um contrato firmado no valor de R$ 6 milhões que contempla 12 meses de manutenção e que também beneficiou a faixa portuária e vias de acesso ao Porto de Paranaguá.
“Esse é um contrato de manutenção viária que foi concluído no Pátio de Triagem, mas ele engloba a faixa portuária e as vias de acesso ao Porto. Este mês encerramos com duas equipes: uma na faixa portuária concluindo a pavimentação no antigo AZ10, que foi demolido, e a equipe do Pátio de Triagem fez toda a manutenção no pavimento da via de classificação e do acesso do Pátio de Triagem”, disse o coordenador de Fiscalização Matheus Arnoni Mendes.
De acordo com o coordenador, as obras de melhorias foram realizadas para substituir o asfalto antigo por um piso mais resistente e duradouro.
“No acesso do Pátio de Triagem, era um pavimento de asfalto e a gente fez uma readequação em pavimento de concreto. Fizemos a demolição do pavimento e executamos o pavimento rígido, que é específico para este tráfego mais pesado”, comentou o engenheiro.
Segundo a Autoridade Portuária, os benefícios da nova pavimentação será a durabilidade.
“Dura mais, aguenta cargas mais pesadas e é o ideal para este tipo de transporte. Além disso, é bom para o próprio caminhoneiro, pois, o novo piso minimiza as patologias (desníveis, buracos e outros defeitos comuns), pois, quando o pavimento de concreto é bem feito, a vida útil dele pode chegar até 20 anos”, completou Mendes.