A PortosRio projeta movimentar mais de 63 milhões de toneladas de cargas em seus portos este ano, podendo chegar a quase 70 milhões
tecnologia & inovação
PortosRio prevê R$ 650 milhões em investimentos
Administradora dos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, anunciou o Plano de Negócios de 2023 a 2027
A PortosRio, administradora dos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, anunciou o Plano de Negócios para os complexos portuários no período de 2023 a 2027. Segundo a projeção somente para este ano, a Autoridade Portuária prevê movimentar mais de 63 milhões de toneladas de cargas e investimentos de cerca de R$ 650 milhões. O plano foi apresentado na abertura da 27ª edição da Intermodal South America, maior encontro do setor de logística, transporte de cargas, comércio exterior e tecnologia da América Latina.
O documento foi elaborado com a colaboração de diversas áreas da empresa e é atualizado anualmente. De acordo com o diretor-presidente da Portos Rio, Jean Paulo Castro e Silva, o Plano de Negócios é um “importante instrumento de formalização das diretrizes da estratégia de negócios da empresa e atuação no mercado-alvo”.
O diretor destacou os novos contratos de arrendamentos previstos para operações portuárias em áreas ainda disponíveis. Com seis contratos de arrendamento de longo prazo e três de arrendamento transitório em vigor, o Porto do Rio de Janeiro possui uma área aproximada de 1,5 milhão m², dos quais ainda estão disponíveis cerca de 290 mil m², que permitem novos arrendamentos em dez áreas, destinadas à movimentação de granéis líquidos, produtos siderúrgicos, carga geral e atividades de apoio às operações offshore.
Dos novos arrendamentos citados, já há estudos desenvolvidos e em fase de avaliação pela Secretaria Nacional de Portos para um novo grande terminal de base de apoio à operação offshore, outro terminal para carga geral e um terminal de granéis líquidos.
No Porto de Itaguaí diversos tipos de empresas poderão se instalar. Um dos motivos é pelas características de porto-indústria do terminal. De acordo com a PortosRio, estudos técnicos apontam que o complexo portuário tem sete áreas disponíveis.
Essas áreas podem ser destinadas à implantação de plantas industriais ou do mercado de óleo e gás, e outras são destinadas à atividade operacional para movimentação de carga geral, granéis sólidos e líquidos. Dentre essas, o principal destaque é um novo terminal de minério de ferro, que tende a ser um dos maiores projetos do setor portuário nacional, assim como um novo terminal de granéis sólidos. Os estudos desses dois terminais já estão em fase avançada e devem ser submetidos a consulta pública brevemente pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O Plano de Negócios da PortosRio também prevê cessões onerosas para concessão de áreas relacionadas a atividades não operacionais nos dois portos. Dessa forma, as explorações das áreas nesta modalidade podem ser destinadas ao suporte à operação portuária em atividades como truck center; Áreas de Apoio Logístico (AALP); depósitos de contêineres vazios (Depot), além de atividades industriais ou de desenvolvimento imobiliário.
Investimentos
De acordo com a PortosRio, o plano traz a relação de investimentos previstos nos contratos de arrendamento em vigor, que somam um montante de R$ 2,8 bilhões até 2027.
No Porto de Itaguaí, o destaque é a dragagem de aprofundamento e alargamento do Canal Derivativo e a expansão e melhoria das linhas férreas.
Já no Porto do Rio de Janeiro, as principais obras são a conclusão da modernização e ampliação do Cais da Gamboa e a dragagem para viabilizar a operação de navios de até 366m. Estão previstas dragagens de manutenção, adequação das vias rodoviárias e ferroviárias, além de diversos investimentos em sistemas para automação, programação e monitoramento, no intuito de melhorar a infraestrutura dos acessos aquaviário e terrestre.
Projeções
Em 2022, os portos administrados pela PortosRio movimentaram um total de 61,5 milhões de toneladas em cargas. O número foi 0,9% inferior ao volume registrado de janeiro a dezembro de 2021.
A Autoridade Portuária projeta movimentar mais de 63 milhões de toneladas de cargas em seus portos este ano. Em 2027, a expectativa é que o volume poderá alcançar quase 70 milhões de toneladas. Já em relação às receitas, a estimativa é de que o faturamento para 2023 ultrapasse R$ 1 bilhão e atinja a marca de R$1,12 bi em 2027.