A carga de papel sulfite foi interceptada por fiscais da Receita Federal durante a execução de trabalhos de rotina de vigilância e repressão aduaneiras realizados por equipes da Alfândega de Santos (Foto: Divulgação/Receita Federal)
Porto de Santos
Autoridades apreendem 271 quilos de cocaína que iria para a França
Droga estava escondida em um carregamento de papel sulfite que iria para o Porto de Le Havre
Equipes da Receita Federal interceptaram, nesta quarta-feira (5), uma tentativa de envio de cocaína através do Porto de Santos, no litoral paulista, para o exterior. Os 271 quilos da droga estavam escondidos em um carregamento de 178 toneladas de papel sulfite que iriam ser exportados para a França. Ninguém foi preso.
A carga de papel sulfite foi interceptada por fiscais da Receita Federal durante a execução de trabalhos de rotina de vigilância e repressão aduaneiras realizados por equipes da Alfândega de Santos.
Toda a carga estava acondicionada em 357 estrados contidos em sete contêineres e tinha como destino o porto de Le Havre, na França.
Em dois estrados, dentro de um dos contêineres, foram localizados 250 tabletes de cocaína escondidos dentro das caixas de resmas de papel.
Para a seleção de cargas, são utilizados critérios objetivos de gerenciamento e análise de risco, bem como a inspeção por imagens de escâner. Esse trabalho busca garantir a agilidade das operações do comércio exterior e, ao mesmo tempo, coibir a prática de ilícitos aduaneiros no Porto de Santos.
Após a confirmação positiva para cocaína, a Polícia Federal foi acionada para os procedimentos de polícia judiciária bem como o trabalho de perícia no local dos fatos.
A droga foi apreendida e encaminhada para a sede da Polícia Federal de Santos. A PF vai dar continuidade às investigações a partir de inquérito policial.