sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Divulgação/Rogério Amador/AEAS

Região Sudeste

Autoridades defendem investimentos em hidrovias

Atualizado em: 16 de agosto de 2023 às 10:17
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

As autoridades presentes na abertura do seminário discursaram e defenderam o projeto de hidrovias na região do litoral de São Paulo.

O presidente da APS, Anderson Pomini, defendeu a necessidade do uso das hidrovias, que resultarão na redução dos custos do transporte. Para tanto, lembrou que devem ser enfrentadas as dificuldades no estuário regional, como as limitações de calado, tanto do aéreo quanto do convencional.

“Se estamos debatendo a possibilidade e estudos de um novo modal através das hidrovias, é porque estamos produzindo, porque os números são positivos. Estamos crescendo e buscando alternativas, e a hidrovia se apresenta com total potencial. O Porto de Santos está totalmente focado e atento a este importante tema”, comentou.

Para o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), os investimentos em hidrovias podem alavancar o potencial  da Área Continental, maior área territorial do município, mas com menos de 1% da população. Já o prefeito de Guarujá Válter Suman (PSDB) disse que a partir do diálogo entre os poderes, pode-se explorar o imenso potencial hidroviário da região da Baixada Santista.

Seminário

Durante toda a terça-feira foram feitas palestras sobre temas como regulação hidroviária, transporte fluvial de passageiros, restrições à livre navegação fluvial e os impactos das hidrovias para o porto fluvial de São Vicente e a indústria de Cubatão.

Outras autoridades que participaram do evento foram Alexandre Ramos, diretor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SP); o diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da APS, Eduardo Lustoza; Áureo Figueiredo, professor e diretor da AEAS; e o presidente da AEAS, Frederico da Costa Marins.

 

Compartilhe:
TAGS Anderson Pomini Presidente da APS projeto de hidrovias