O ministro interino das Relações Exteriores do Uruguai, Nicolás Albertoni, destacou a iniciativa do Mercosul Export, que serve para aproximar o poder público com o empresariado. Foto: Rodrigo Borthagaray
Mercosul Export
Autoridades do Uruguai elogiam prioridades do Brasil para relação entre os países
Os três principais projetos do setor são: Aeroporto de Rivera, ponte sobre o Rio Jaguarão e hidrovia da Lagoa Mirim
Autoridades do Governo do Uruguai destacaram importantes obras para fortalecer as relações comerciais com o Brasil, que será benéfico para todo o bloco dos países do Mercosul. De acordo com o ministro de Transporte e Obras Públicas do Uruguai, José Luis Falero, e o ministro interino das Relações Exteriores do Uruguai, o governo brasileiro tem priorizado os projetos que vão beneficiar ambos os países.
Os dois ministros do governo uruguaio discursaram na solenidade de abertura do Mercosul Export, Fórum Internacional de Logística, Infraestrutura e Transportes, em sua segunda edição, realizada em Montevidéu, capital do Uruguai.
As obras destacadas, são: O Aeroporto Binacional de Rivera, que teve sua reinauguração em dezembro do ano passado, a Ponte Internacional Barão de Mauá, que vai ligar os dos países pelo modal rodoviário entre os municípios de Jaguarão do Sul e Rio Branco e, por fim, a hidrovia da Lagoa Mirim e da Lagoa dos Patos (Brasil-Uruguai).
Falero destacou que o Mercosul avança lentamente, mas que o primeiro sinal positivo para a importância do bloco foi o acordo firmado entre Brasil e Uruguai.
“Os governos entenderam que tínhamos de gerar situações concretas que nos permitissem avançar mais rapidamente. E poucos dias depois, assinamos um acordo com as autoridades de portos e transportes brasileiros com essas três importantes obras”, comentou.
Ao citar o andamento do projeto de concessão da hidrovia Brasil-Uruguai, o ministro lamentou a tragédia climática do Rio Grande do Sul e entendeu os contratempos que possam vir a ocorrer com a implantação do modal.
“Tivemos acontecimentos inesperados e deixo minhas saudações ao povo do Rio Grande do Sul. Foi afetado o que foi planejado, mas afetar o que está sendo planejado não significa que deixamos de cumprir os compromissos”, reforçou.
Nicolás Albertoni destacou a iniciativa do Mercosul Export, que serve para aproximar o poder público com o empresariado, relação essa que é benéfica para os países do bloco econômico.
“Somos a região que menos comercializa entre si no mundo. Isso mostra que talvez a lógica de integração, que debatemos aqui, quem sabe não está alinhado ao que realmente nos deveria dar para podermos comercializar muito mais e muito melhor. É importante que sigamos desenrolando esse grande vínculo que temos com o Brasil e que estamos tendo com a Argentina”, declarou.
“História”
O embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, disse em sua participação que a comitiva do Mercosul Export, bem como as autoridades brasileiras e uruguaias, estão fazendo história.
“O sentimento é esse. Projetos concretizados que vão atrair uma só coisa: desenvolvimento sustentável para nosso povo. Graças não somente às autoridades públicas. Essa mistura do setor público e privado, que é o propósito do Mercosul Export. Estamos todos trabalhando juntos e concretizando essa história”, disse.
O Mercosul Export é uma edição internacional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação é transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19; no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.