Velório de Sanovicz reuniu amigos próximos, autoridades e os familiares em Santos (SP) (Foto: Cássio Lyra/BE News)
Aeroportos
Autoridades prestam homenagens a Eduardo Sanovicz
Velório, ocorrido em Santos (SP), foi reservado para amigos próximos e para a família
Diversas autoridades se manifestaram ao longo deste sábado (2), prestando homenagens a Eduardo Sanovicz, presidente executivo do conselho deliberativo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e ex-presidente da Embratur, que faleceu em Santos, litoral de São Paulo, vítima de um câncer, aos 63 anos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou suas redes sociais para falar de Sanovicz, destacando o seu papel na luta pelo desenvolvimento do País, além do legado deixado no setor do turismo.
“Eduardo Sanovicz foi um professor universitário e militante politico brasileiro que durante toda a sua vida trabalhou pelo desenvolvimento do País de forma inclusiva e democrática. Militou contra a ditadura e pelas diretas e atuou para desenvolver o Turismo no Brasil. Trabalhou nas gestões petistas em Santos e São Paulo, foi presidente da Embratur no meu primeiro governo e presidiu a Associação Brasileira das Empresas Aérea”, afirmou Lula.
O presidente ainda completou: “Ainda em agosto deste ano, recebeu uma justa homenagem na Embratur, onde ele criou o Plano Aquarela, que deu origem a “Marca Brasil”, e onde deixou um legado tão importante na imagem do país no exterior e no desenvolvimento do setor. Meus sentimentos e minha solidariedade aos familiares, amigos, alunos e admiradores de Eduardo Sanovicz”.
O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, participou neste sábado da inauguração de um voo direto entre São Paulo e Johanesburgo, capital da África do Sul, a partir do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, que será operado pela Latam.
Antes mesmo da solenidade do primeiro voo, marcado para 17h25, com chegada no continente africano às 8h10 (horário local), França discursou sobre Sanovicz e se emocionou.
“É uma coincidência de momentos, o falecimento do Eduardo e a gente fazer esse lançamento. De alguma forma ele inspirou a ajudar isso, a voltarmos a termos essa conexão. Que isso fique marcado, essa integração dos continentes, e de alguma forma ele será homenageado”, comentou o ministro, dizendo que o primeiro voo dessa nova operação levará o nome de Sanovicz.
O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrício Pierdomenico, destacou o trabalho desenvolvido por Sanovicz em Santos e pelo setor de Turismo. “Conheço ele desde 1989, quando trabalhamos juntos na Prefeitura de Santos quando Telma (de Souza) era prefeita. Eu era de Finanças e ele, da área administrativa. Ele combateu o bom combate! Vai fazer falta!”, afirmou.
O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), também usou as redes sociais para prestar homenagens.
“Muito competente, Edu era referência nacional e internacional no ramo do turismo e da aviação. Que Deus conforte o coração dos amigos e familiares”, escreveu o parlamentar.
O secretario executivo da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Raul Christiano, relembrou da amizade de Sanovicz, que começou no início da década de 1980.
“Tivemos sempre nas mesmas trincheiras. Em 1988, ajudamos a fundar o PSDB, na ocasião chegamos a ser candidatos a vereador, não tendo sucesso. A partir de então, nossos caminhos foram se cruzando, eu na política, atuando em governo, ele também, só que o Eduardo se especializou na questão turismo, tendo ações em Santos, em São Paulo, até chegar na presidência da Embratur, depois indo para a iniciativa privada, quando se tornou uma figura de sucesso. Ele tem uma história muito bem sucedida e é um exemplo para todos nós. Deixa um legado”, comentou.
O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, classificou Sanovicz como um ícone e referência no setor. “O Brasil e o Turismo estão de luta. Reverenciamos toda a sua luta, a sua dedicação ao turismo paulista e nacional e apresentamos nossos sinceros sentimentos a sua família e amigos”, comentou.
Brasil Export
De papel de destaque no setor de turismo, Sanovicz era conselheiro do Brasil Export – Fórum Nacional de Logística, Infraestrutura e Transportes, principal evento de debates desses setores no Brasil. O CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, lamentou a morte do conselheiro e amigo.
“Uma grande perda para o Brasil. Descanse em paz e obrigado por tudo, meu amigo”, escreveu.
“Deixou aqui, para que nós nos lembrássemos sempre dele, uma obra onde se preocupava muito com o estado brasileiro e com sua população. Muitos de seus feitos continuarão sendo lembrados por muito tempo. Tenho certeza que onde ele está hoje, continuará desempenhando suas tarefas sempre com dedicação, responsabilidade e buscando seus ideias do estado brasileiro. Um grande abraço, meu amigo. Vá com Deus”, comentou o presidente do conselho Nacional do Brasil Export, José Roberto Campos.
Vitor de Souza, sócio do Brasil Export, dedicou sua homenagem ao amigo Eduardo, que o considerou um homem acima das estrelas e prestou condolência à família. “Eduardo é uma pessoa de muitos predicados e de bons adjetivos. Para mim, ele foi uma pessoa carismática, do bem, pessoa que esgotou todas as possibilidades dele próprio em conquistados. Ele tinha vaidade das coisas que fazia, vaidoso da família, de sua origem e principalmente da Cidade de Santos, que amava tanto por conta de seus pais. E quis o destino que ele voltasse para Santos terminar sua vida. Vou ter sempre esse amigo na lembrança. Sua ida não é uma perda porque ele deixou um legado, cumpriu sua missão e definitivamente vai estar nas estrelas, como sempre. Minha homenagem e carinho à família”, disse.
Velório
O velório aconteceu na tarde de sábado na Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos. A pedido dos filhos, a cerimônia ocorreu de forma preservada para familiares e amigos mais próximos. Marcado por muita emoção, nenhum familiar quis se manifestar com os jornalistas presentes no local.
Entre as autoridades que estiveram presentes, estavam o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e o ex-ministro e ex-deputado federal José Dirceu.
No entorno do Salão Imperial da Memorial, onde ocorreu o velório, diversas coroas de flores enviadas em homenagem a Sanovicz foram colocadas nos corredores do espaço. O prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), e o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) enviaram coroas em homenagem.
O ministério do Turismo, hoje chefiado por Celso Sabino de Oliveira, também enviou uma coroa de flores, assim como também fez as companhias aéreas Latam e Azul Linhas Aéreas, além da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e diversas associações ligadas a aviação e turismo.
Após o período para o velório, a cerimônia de cremação ocorreu às 18h, reservado somente para os familiares.