sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A solenidade contou com a participação do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho e demais autoridades (Foto: Cadu Gomes/VPR)

Porto de Santos

Autoridades inauguram Parque Valongo, novo complexo turístico de Santos

5 de julho de 2024 às 18:02
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Obras revitalizaram o armazém 4, com atrativos de turismo e lazer para a população

Autoridades do Governo Federal se reuniram para a solenidade da primeira fase do Parque Valongo, projeto de infraestrutura turística e portuária, localizado em um dos bairros mais antigos da cidade de Santos (SP), o Valongo. Trata-se, atualmente, da principal obra da relação porto-cidades no país.

A solenidade contou com a participação do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho e demais autoridades.

A primeira etapa do parque, entregue à população nesta sexta-feira (5), faz parte dos antigos armazéns portuários de Santos. Antes, pertencentes à União, a área foi cedida para a Prefeitura de Santos que idealizou um projeto de turismo portuário no local.

O novo empreendimento de Santos contou com investimentos de pouco mais de R$ 20 milhões, a partir de recursos garantidos por dois Termos de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras ou Compensatórias (Trimmcs), firmados em 2023, com as empresas Cofco e Ecoporto.

Alckmin destacou o projeto, em um local que antes estava abandonado, mas que agora abriga um importante ponto de lazer e turístico. “O porto é a entrada do turismo, do Brasil. O que antes eram muralha e ruínas, agora é um parque. Isso é só um começo, pois teremos a continuidade desse belíssimo parque”, comentou.

Costa Filho destacou que a chegada do novo empreendimento dará uma melhor opção para moradores de Santos e das cidades do Litoral em vivenciar as atividades do porto. “A orientação é cada vez mais avançarmos nos investimentos para o Porto de Santos. Entregamos a primeira etapa e daqui a pouco vamos anunciar a segunda, com prazo de 12 meses para conclusão”, revelou o ministro de Portos e Aeroportos.

A primeira fase do Parque conta com revitalização total do Armazém 4, que posteriormente servirá para abrigar restaurantes, exposições e demais atividades culturais. O espaço ainda conta com um playground, quadras de areia para práticas esportivas, um mirante até a linha d’água e uma roda gigante, com 35 metros, 20 cabines e servirá para um espaço para fotos com vista aérea do Porto de Santos e outros pontos da cidade.

“É um sonho de muito santista. É a ligação da cidade com o porto, que tem avançado muito nos últimos anos. Exemplo de união para o país. Um sonho que foi transformado em realidade com muito trabalho, muito sacrifício e muito diálogo, principalmente. Projeto que alia turismo com lazer, e faz parte da revitalização do centro histórico”, comentou o prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos).

O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, classificou a entrega do espaço como um dia histórico, que vai permitir que a população e turistas possam estar um pouco mais próximos das atividades portuárias.

“Este dia integra, efetivamente, os cidadãos com a infraestrutura portuária. A missão do porto, além de boa capacidade de movimentação de cargas, é a integração porto-cidades. Depois de 50 anos, integramos essa área com a cidade. Certamente teremos um porto antes e depois do Parque Valongo”, pontuou.

De forma simbólica, as autoridades deram início às obras da 2º fase do parque, que corresponde aos armazéns 1, 2 e 3. Segundo Costa Filho, a segunda parte de revitalização do empreendimento deverá ser concluída em 12 meses.

Patrocínio

Durante a solenidade, o presidente da APS, Anderson Pomini, revelou as intenções da Companhia em ser um dos patrocinadores do Santos Futebol Clube. Sem mencionar valores, Pomini disse que o futuro acordo ainda deverá ser aprovado pelo Conselho de Administração da APS (Consad).

“Anunciado hoje oficialmente. Estamos detalhando valores para o patrocínio. E o formato desse logo na camisa. Pretendemos ocupar um local de destaque na camisa”, disse Pomini.

O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, presenteou as autoridades com camisas do clube. 

Compartilhe:
TAGS Parque Valongo Santos turismo