Segundo o prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSDB), a expectativa é de que a operação de pousos e decolagens no futuro aeroporto aconteça no final do primeiro semestre de 2025 (Foto: Rodrigo Silva/BE News)
Região Sudeste
Autorizada a construção do terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá
Cronograma de execução das obras é de cinco meses, com recursos do Governo, que comemora a criação de mais um equipamento regional
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou o contrato que autoriza as obras do terminal de passageiros do futuro Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá (SP). A solenidade ocorreu durante ato na Autoridade Portuária de Santos (APS) na manhã de quinta-feira (12) com a presença de autoridades políticas da Baixada Santista.
A empresa vencedora da licitação foi a Paradigma Projetos e Obras, com o valor de contratação de R$ 2.782.182,36. De acordo com o edital, o cronograma de execução das obras é de cinco meses com recursos do Governo Federal.
Segundo o prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSDB), a expectativa é de que a operação de pousos e decolagens aconteça no final do primeiro semestre de 2025.
“Essa é uma grande conquista não só para Guarujá, mas para toda a região. O aeroporto encurtará distâncias, trará desenvolvimento e ainda vai gerar muitos empregos, aumentando oportunidades e somando ao nosso potencial regional”, comentou.
O ministro Silvio Costa Filho destacou a criação de mais um aeroporto regional no Brasil e a sua importância visando o desenvolvimento de todo o litoral de São Paulo.
“Entregaremos, no próximo ano, a primeira etapa do aeroporto, garantindo os primeiros voos já em junho. O aeroporto é muito importante para o desenvolvimento do turismo de negócios e para o turismo de lazer, já que a cada quatro turistas que chegam aqui, um emprego é gerado”, disse.
Conforme divulgou a Prefeitura de Guarujá, até o final deste ano estarão concluídas as obras referentes à primeira fase do futuro terminal. Ela contempla na reforma e adequação da pista de pouso e decolagem, com investimento de R$ 19 milhões do Governo Federal.
Atualmente, são executados os serviços de reforma e adequação da pista de pouso e decolagem. Também serão realizadas intervenções nas pistas de táxi A, B e C, faixa de pista, área de resa (cabeceiras da pista), vias de acesso de serviço e sinalização horizontal e vertical.