sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Os dados regionais apontaram o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, como um dos grandes destaques, com uma alta de 185%, saltando de 305 mil para 870 mil passageiros. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Nacional

Aviação comercial bate recorde em setembro com 10 milhões de passageiros

23 de outubro de 2024 às 6:47
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Setor registra maior volume histórico para o mês, impulsionado por rotas nacionais e internacionais

A aviação comercial brasileira registrou seu melhor desempenho histórico para o mês de setembro, movimentando quase 10 milhões de passageiros em voos nacionais e internacionais, um aumento de 5,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram mais de 7,9 milhões de pessoas transportadas em rotas domésticas, o maior número desde o início da série histórica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 2000.
No mercado internacional, o Brasil superou a marca de 2 milhões de viajantes em setembro pela primeira vez, registrando um aumento de 11,4% em comparação ao mesmo mês de 2023.
Segundo o Governo Federal, esse crescimento é resultado de um plano estratégico conduzido principalmente pelo Ministério de Portos e Aeroportos, que tem expandido a oferta de voos para destinos pouco atendidos, como Aruba, no Caribe, e Bogotá, na Colômbia.
Os dados regionais também mostraram crescimento, com destaque para o Aeroporto de Brasília (DF), que recebeu mais 118 mil turistas em comparação ao ano anterior, e o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, que teve um crescimento de 185%, saltando de 305 mil para 870 mil passageiros. No entanto, o Santos Dumont, também no Rio, apresentou queda de 48,3%, transportando 541 mil pessoas.
No Norte, o Aeroporto de Belém (PA) foi destaque, com um aumento de 16,45% no fluxo de passageiros, enquanto o Nordeste também apresentou resultados positivos em nove dos dez aeroportos mais movimentados, sendo o de Recife (PE) o maior, com crescimento de 12,67%. No Sul, embora o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), tenha sido reaberto apenas em outubro, o de Curitiba (PR) liderou o fluxo de passageiros na região.
No mercado internacional, o Aeroporto de Guarulhos (SP) manteve-se como o principal ponto de entrada e saída do país, com 1,2 milhão de passageiros, enquanto o Galeão movimentou 363 mil pessoas, com alta de 28,7% em comparação a setembro de 2023.

Compartilhe:
TAGS Anac aviação comercial belém Curitiba Galeão governo federal Guarulhos Ministério de Portos e Aeroportos MPor Recife salgado filho Santos Dumont