A colisão ocorreu enquanto o avião ganhava altitude, forçando o piloto a declarar emergência. Após alcançar cerca de 750 metros, a aeronave deu meia-volta e retornou ao aeroporto. Foto> Divulgação/Azores
Internacional
Avião colide com gaivotas e faz pouso de emergência
Avião seguia de Açores para Lisboa, mas precisou pousar de forma emergencial logo após decolar
Um avião de passageiros colidiu com um bando de gaivotas em Portugal, danificando os motores e forçando o piloto a realizar um pouso de emergência. Ninguém ficou ferido. O incidente ocorreu no último dia 2.
Segundo as autoridades locais, o Airbus A320-200 da Azores Airlines decolava do aeroporto de Ponta Delgada, nos Açores, com destino a Lisboa, quando um bando de gaivotas foi avistado próximo à pista. As aves foram sugadas pelos motores do avião, que ficaram danificados.
A colisão ocorreu enquanto o avião ganhava altitude, forçando o piloto a declarar emergência. Após alcançar cerca de 750 metros, a aeronave deu meia-volta e retornou ao aeroporto de origem em apenas 10 minutos. Os passageiros foram realocados para outro voo.
A Azores Airlines afirmou em seguida que os procedimentos de segurança foram seguidos à risca, “garantindo a integridade de todos a bordo”.