De acordo com a imprensa local, aeronave teve problema com o trem de pouso ao pousar no aeroporto de Muan (Foto: Reprodução/Agência Yonhap)
Internacional
Avião com 181 pessoas explode após acidente na Coreia do Sul
Aeronave da Jeju Air ultrapassou extensão da pista e bateu em um muro no terminal internacional de Muan
Uma aeronave explodiu após ter saído da pista de pouso no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul. O acidente ocorreu na noite de sábado, no horário de Brasília, e na manhã de domingo (29) no horário local. 179 mortes foram confirmadas, enquanto que duas pessoas foram socorridas com vida, de acordo com as autoridades locais.
O Boeing 737-800 da companhia Jeju Air, da Coreia do Sul, saiu de Bangkok, capital da Tailândia, com destino a Muan, município localizado na região sul do país asiático. A aeronave transportava um total de 181 pessoas, sendo 175 passageiros e seis tripulantes.
Um vídeo, inicialmente obtido e divulgado por uma rede de TV local, mostra o momento do acidente e posteriormente a explosão. Na tentativa de pousar, o avião ultrapassa a extensão da pista do aeroporto e, em alta velocidade, se choca contra um muro provocando uma explosão.
Segundo informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap, o acidente teria sido causado devido a uma falha no trem de pouso da aeronave, que provavelmente foi danificada por uma colisão com pássaros.
Ainda de acordo com a agência sul-coreana, entre os passageiros da aeronave estão 173 sul-coreanos e dois tailandeses. A lista de passageiros e da tripulação da aeronave não foi informada até o momento.
Desde os primeiros minutos do registro do acidente, diversas equipes do Corpo de Bombeiros de Muan se deslocaram para a área dentro do aeroporto. Segundo a imprensa local, todos os voos no terminal foram cancelados. Inicialmente, a corporação sul-coreana estimava que todas as pessoas a bordo morreram no acidente, mas após atualização de outras autoridades, confirmou 179 óbitos e o resgate de duas pessoas.
Os sobreviventes são um homem e uma mulher, ambos membros da tripulação. Eles não tiveram os nomes divulgados e estão internados em dois hospitais diferentes em Seul, segundo a agência sul-coreana Yonhap. As duas vítimas deram entrada nas unidades de saúde com ferimentos.
A investigação sobre as causas do acidente já iniciou envolvendo a polícia local e demais autoridades do espaço aéreo sul-coreano.
Em comunicado à imprensa, a Jeju Air lamentou o acidente e afirmou estar tomando todas as medidas necessárias.
Em comunicado do seu gabinete, o presidente em exercício da Coreia do Sul, Choi Sung-mok, ordenou que todos os esforços das autoridades responsáveis sejam concentrados no resgate.