Governo do Cazaquistão afirmou que 38 pessoas morreram no acidente (Foto: Reprodução/via Reuters)
Internacional
Avião com 67 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; 38 morreram
Aeronave comercial da Embraer sofreu queda próximo à cidade de Aktau na madrugada desta quarta-feira (25)
Um avião com 67 pessoas a bordo caiu próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão, na madrugada desta quarta-feira (25). A aeronave da Azerbaijan Airline foi fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Segundo o informou o Governo do Cazaquistão, 38 pessoas morreram no acidente.
De acordo com a imprensa local, a aeronave saiu de Baku, capital do Azerbaijão, e tinha como destino a cidade de Grózni, capital da Chechênia, na Rússia.
Em comunicado, a companhia aérea informou que a aeronave Embraer 190, que realizava o voo J2-8243, teve de realizar um pouso de emergência a aproximadamente 3 quilômetros da cidade cazaque de Aktau.
Das 67 pessoas a bordo, 62 eram passageiros e cinco membros da tripulação. De acordo com a agência Interfax, da Rússia, havia pessoas do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Quirguistão.
Em comunicado, o órgão regulador de aviação da Rússia afirmou que informações preliminares apontam que o piloto da aeronave optou por fazer um pouso de emergência após uma colisão com um pássaro.
Autoridades do Cazaquistão informaram a criação de uma comissão para investigar as causas do acidente. Alguns dos membros dessa comissão, inclusive, se deslocaram até o local da queda do avião para garantir apoio às famílias das vítimas.
Após o registro da queda da aeronave, a Azerbaijan Airlines informou que suspendeu todos os voos para Grózni, na Rússia, até que a investigação sobre o acidente seja concluída.
Os sobreviventes foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados para um hospital próximo. O estado de saúde deles não foi informado até o momento.
Fabricante da aeronave, a Embraer lamentou o acidente e disse que está em contato com as autoridades locais responsáveis para auxiliar nas investigações.
“Estamos profundamente tristes com a ocorrência de hoje, próximo a Aktau, no Cazaquistão. Os nossos pensamentos e sinceras condolências vão para as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo ocorrido. Estamos acompanhando de perto a situação e continuamos totalmente empenhados em apoiar as autoridades competentes”, disse a empresa em nota oficial.
O porta-voz do Kremlin divulgou um comunicado do presidente russo, Vladimir Putin, lamentando o acidente e prestando condolências aos familiares das vítimas envolvidas.
“Infelizmente, o presidente do Azerbaijão, Aliyev, foi forçado a deixar São Petersburgo (onde participava de uma cúpula). Putin já ligou para ele e expressou suas condolências em relação ao acidente do avião azeri em Aktau. Simpatizamos profundamente com aqueles que perderam seus parentes e amigos neste acidente aéreo e desejamos uma rápida recuperação a todos que conseguiram sobreviver”.