Os voos serviriam, por exemplo, para diminuir o tempo de deslocamento de técnicos e executivos da empresa. As viagens por terra levam de 8 a 11 horas. Crédito: Divulgação/Azul
Região Nordeste
Azul estaria estudando nova rota para atender demandas na Bahia
Voos dariam suporte aos executivos e técnicos que atuam na obra da Fiol e nas operações da Bahia Mineração
A Azul Linhas Aéreas estaria estudando uma possível nova rota para conectar o interior da Bahia, que seria realizada em aviões com capacidade para transportar até nove passageiros. O objetivo seria atender às demandas da Bahia Mineração (Bamin), que além de ter importante atuação no segmento para o Estado, ganhou recentemente a concessão para a construção de parte da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol – trecho 1), que irá permitir o escoamento dos materiais que explora pelo Oceano Atlântico.
A Bamin também atua na construção do Porto Sul, em Ilhéus, terminal portuário que terá capacidade para movimentar 42 milhões de toneladas de cargas por ano, com previsão de iniciar as atividades em 2026, juntamente com a conclusão do trecho da Fiol de responsabilidade da companhia.
A ideia é que os voos da Azul sejam realizados às segundas, quartas e sextas-feiras, na rota Salvador – Jequié – Guanambi – Ilhéus – Salvador, dando suporte à construção da ferrovia, do terminal e às operações da companhia.
Os voos serviriam, por exemplo, para diminuir o tempo de deslocamento de técnicos e executivos da empresa. Isso porque uma viagem de Salvador até Guanambi de ônibus leva 11 horas, e pelo menos 8 horas de carro. A distância é de aproximadamente 670 quilômetros.
A reportagem do BE News questionou a companhia aérea para confirmar a rota inédita e quando ela entraria em operação, mas não obteve retorno.
A Bamin é responsável pela extração de minérios como hematita e itabirito, na região de Caetité e Guanambi.
Fiol I
O trecho da Fiol I, que liga Ilhéus a Caetité, está com 75% de obras concluídas desde 2015. Em 2020, a Bamim arrematou a concessão para concluir e operar o trecho. A extensão é de 537 km.
O término da obra, assim como a do Porto Sul, é fundamental para que a empresa possa adquirir escala na exploração do minério de ferro em Caetité.
Porto Sul
A obra do terminal Porto Sul começou em 2020 e deve ser entregue em 2026. Quando o porto entrar em operação, a Bamim vai exportar a sua produção para o mercado internacional, disponibilizando 50% da capacidade total do complexo também para outras cargas, como grãos, fertilizantes e outros minérios.
O terminal deve se tornar o primeiro do Nordeste a receber navios com capacidade de até 220 mil toneladas. A intenção é torná-lo um corredor logístico para o agronegócio e para a mineração do estado.
Também são estimadas novas vagas de emprego e geração de renda para o entorno.